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Jessie Cox

📷 Adrien H Tillmann

Jessie Cox (1995) é Professor Assistente de Música na Universidade de Harvard e obteve o seu doutoramento na Universidade de Columbia. Activo enquanto compositor, baterista e académico, o seu trabalho enuncia questões questões na intersecção de estudos negros, estudos de música/som e teoria crítica. Natural da Suíça, com raízes em Trinidad e Tobago, Jessie Cox reflecte sobre questões de raça, migração, pertença nacional e a nossa relação com o planeta e o cosmos. A sua primeira monografia, Sounds of Black Switzerland: Blackness, Music, and Unthought Voices (Duke UP, 2025) aborda a forma como o pensamento sobre a negritude e as práticas musicais experimentais podem permitir a abertura de novos discursos, tais como a tematização da vida suíça negra.
Jessie Cox faz música sobre o universo e o nosso futuro nele. Através da música de vanguarda de tradição erudita, do jazz experimental e da arte sonora, concebeu a sua própria vertente de ficção científica musical, que pergunta para onde vamos a seguir. A música de Cox avança. Quando a descreve, compara-a a viagens no tempo e à exploração espacial, comparando o papel de um compositor ao de um foguetão que atravessa galáxias por descobrir. É influenciado por um vasto leque de artistas que usaram a própria música para imaginar futuros, e toma o Afrofuturismo como uma inspiração central, colocando questões sobre a existência e as formas como tornamos os espaços habitáveis. Conhecida pelo seu tom inquietante e pelas mudanças estruturais inesperadas, a sua música entra no desconhecido e foi referida pelo New Yorker (Alex Ross) como um exemplo de “pontilhismo dinâmico”, um mundo sonoro nebuloso e em constante expansão que inclui “ruídos instrumentais ofegantes, glissandi lamentosos e estampidos climáticos de figuração frenética”.
Colaborador dedicado, Cox trabalhou como compositor e baterista com conjuntos e instituições como a Sun Ra Arkestra, LA Phil, Klangforum Wien, Ensemble Modern e o International Contemporary Ensemble; em festivais como o Lucerne Festival, MaerzMusik e Opera Omaha. Pelo seu trabalho como compositor, foi reconhecido com uma encomenda da Fromm Foundation, o ASCAP Fred Ho Award, e as suas encomendas têm sido financiadas por instituições como Ernst von Siemens Foundation, Pro Helvetia e New Music USA, entre outras.
A escrita académica de Cox coloca novas questões sobre o nosso mundo através da música. Recentemente, publicou e co-traduziu o livro Composing While Black, publicado como uma edição bilingue em alemão e inglês pela Wolke Verlag, em 2023. Outros textos aparecem em liquid blackness, Critical Studies in Improvisation, Positionen Texte zur Aktuellen Musik, Sound American e the American Music Review, entre outros.

jessiecoxmusic.com

[última actualização: Janeiro 2025]