Menu Fechar

Lorenzo Troiani

Lorenzo Troiani (Roma, 1989) vive em Viena. Estudou composição com Salvatore Sciarrino, Clemens Gadenstätter, Gerd Kühr e Chaya Czernowin no Conservatório de Roma, no Conservatório de Latina, na Universidade de Música e Artes Performativas de Graz e na Universidade Harvard, onde estudou também música electrónica, com Hans Tutschku.
Frequentou aulas, master classes e cursos com músicos e compositores que o ajudaram a encontrar uma forma própria de pensar, entre eles Beat Furrer, Mark Andre, Johannes Schöllhorn, Manfred Trojahn, Philippe Manoury, Steven Takasugi, Brian Ferneyhough, José Manuel Lopez Lopez, Chaya Czernowin, Stefano Gervasoni, Dmitri Kourliandski e Francesco Filidei. Participou em diferentes academias, tais como a Academia IMPULS, a Accademia Chigiana e o programa Voix Nouvelles da Fondation Royaumont.
A sua música tem sido interpretada por diferentes colectivos, como Klangforum Wien, Neue Vocalsolisten, Quatour Diotima, MDI ensemble, Schallfeld ensemble, Phace ensemble, Quatuor Tana, Quartetto Prometeo, OENM Salzburg e Ensemble L’Arsenale, entre outros, em países como Itália, Alemanha, Áustria, França, Inglaterra, Escócia, Bélgica, Canadá, EUA, Brasil ou Argentina.
O seu trabalho tem sido apoiado por diferentes instituições, destacando-se a Amis de la Fondation Royaumont, a Villa Sträuli, a Schloss Wiepersdorf e a Künstlerhaus Eckernförde.
Foi Compositor em Residência em vários Festivais e Instituições, nomedamente a Künstlerhaus Eckernförde (Alemanha 2017), a IZZM Klagenfurt (Áustria 2017), a Schloss Wiepersdorf (Alemanha 2016) e a Villa Sträuli (Suíça 2015).
Algumas das suas composições são publicadas pelas editoras Universal Edition Wien, Sconfinarte e Col Legno.
Para além disso, a poesia de Paul Celan e Francis Ponge, as obras de Paul Klee e Jannis Kounellis, ou a filosofia de Jean-Luc Nancy e Jacques Derrida reflectem algumas das suas principais influências musicais.
Graduou-se em Filosofia na Universidade “Roma Tre”, com Paolo D’Angelo e Elio Matassi, e apresentou uma dissertação sobre o pensamento ontológico de Paul Klee. Actualmente, está a especializar-se no estudo da ontologia pós-nietzschiana, especialmente sobre as suas ligações com o pensamento dos pensadores pré-socráticos.

lorenzotroiani.com

[última actualização: Fevereiro 2024]