Menu Fechar

Jorge Ramos

Jorge F. P. Ramos (Braga, 1995) ingressou aos seis anos de idade no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, onde estudou até 2013. Nesse ano, foi aceite na Escola Superior de Música de Lisboa, onde concluiu a Licenciatura em Música – Composição, com 19 valores, e o Mestrado em Música – Composição com a nota máxima. Actualmente frequenta o doutoramento em Artes Performativas – Composição e Performance na Universidade de Lisboa. Frequentemente convidado a colaborar com o Coro Gulbenkian da Fundação Calouste Gulbenkian, desde 2014, colaborou em duas produções de ópera como cantor (baixo).
Em 2014, venceu o 1º Prémio do 1º Concurso de Composição para Flauta Transversal da 2ª Academia de Flauta de Verão. Em 2016, foi obteve o 2º Prémio do 3º Concurso de Composição para Flauta Transversal da 4ª Academia de Flauta de Verão. Em 2017, recebeu uma Menção Honrosa no Concurso de Composição 2017 (Categoria: Flauta e outros instrumentos) da The National Flutes Association (EUA), com a sua obra SemiQuaver, e o 10º Prémio no Concurso Internacional de Composição iMelody 2017 pelo iMelody Music Club (Dallas, EUA) com a obra Merge. Durante o ano lectivo de 2017/2018, foi premiado como Melhor Aluno de Mestrado pela Escola Superior de Música de Lisboa e Caixa Geral de Depósitos. Tem trabalhado vários géneros musicais com diversos grupos e orquestras e a sua música é regularmente interpretada tanto a nível nacional como internacional. O seu portefólio encontra-se publicado pela editora Scherzo Editions.
Durante os estudos de Composição, teve a oportunidade de trabalhar com compositores como André Ruíz, Paulo Bastos, João Madureira, Luís Tinoco, António Pinho Vargas, Sérgio Azevedo, Carlos Fernandes, Carlos Marecos, Roberto Pérez, António de Sousa Dias, Miguel Azguime, Simon Emmerson, José Luís Ferreira, Luigi Abbate, Carlos Caires, Jaime Reis, Hans Tuschku e Åke Parmerud.
Recentemente, foi premiado com uma segunda bolsa de investigação pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Escola Superior de Música de Lisboa.

(última actualização: 2019)

Scroll Up