Menu Fechar

Fausto Romitelli

Fausto Romitelli (Gorizia, 1963 – Milão, 2004) formou-se em composição no Conservatório Giuseppe Verdi de Milão, prosseguindo estudos de aperfeiçoamento com Franco Donatoni, na Accademia Chigiana de Siena e na Scuola Civica de Milão. Em 1991, mudou-se para Paris para estudar novas tecnologias no “Cursus d’Informatique Musicale” do IRCAM, onde trabalhou também enquanto “compositeur en recherche”, entre 1993 e 1995. Além de Donatoni, as suas primeiras grandes referências foram György Ligeti e Giacinto Scelsi, mas também Stockhausen e Boulez, antes de descobrir a música espectral francesa, em particular Hugues Dufourt e Gérard Grisey, a quem dedicou a segunda obra do ciclo Domeniche alla periferia dell’Impero [1995-96, 2000].
A investigação que desenvolveu no IRCAM em síntese e análise espectral foi a chave para a criação das suas obras seguintes, como Sabbia del Tempo [1991], para seis intérpretes, e Natura morta con fiamme [1991], para quarteto de cordas e electrónica
O ciclo de obras em que se integra Professor Bad Trip I, II e III [1998-2000] combina cores instrumentais distorcidas, instrumentos eléctricos e acessórios como o mirliton e a harmónica, inspirando-se no Miserable Miracle e The Major Ordeals of the Mind and the Countless Minor Ones, que Henri Michaux escreveu sob a influência de drogas alucinógenas.
A sua opus magnum é An Index of Metals [2003], uma video-ópera para soprano, agrupamento e electrónica fixa, com video de Paulo Pachini.

[última actualização: 2023]