
Compositor e pianista, Carlos Lopes (Guimarães, 1995) é, em 2021, Jovem Compositor Residente na Casa da Música, onde terá a oportunidade de trabalhar com a Orquestra Sinfónica do Porto, o Remix Ensemble e o Quarteto de Cordas de Matosinhos.
Licenciado em Piano e Composição pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, estudou com Constantin Sandu, Pedro Santos, Dimitris Andrikopoulos e Carlos Azevedo. Actualmente, frequenta o mestrado em Composição Instrumental na Hochschule für Musik und Tanz em Colónia, na classe do professor Miroslav Srnka.
Obteve o 2º Prémio no 11º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim com a obra tragoidia, para quarteto de cordas, estreada em Julho de 2018. Foi selecionado para participar no workshop ENOA – “Composing for Voices”, onde foi orientado pelo compositor Luís Tinoco. Em julho de 2019, no âmbito deste workshop, foi estreada a sua obra 5 Variações do Desassossego, pela Orquestra Gulbenkian e o barítono Tiago Matos, sob a direcção de Pedro Neves.
Participou numa classe de aperfeiçoamento com João Pedro Oliveira no IV Encontro Internacional de Piano Contemporâneo, em Dezembro de 2019, onde foi estreada [1n^s], para piano, toy piano e electrónica. Esteve também presente em palestras e workshops com Harrison Birtwistle, Philippe Manoury e Luís Antunes Pena. Em 2020, a sua obra Clepsydra foi encomendada pelo Prémio Jovens Músicos (Antena 2/RTP), enquanto peça obrigatória da categoria de Violoncelo – nível superior.
(última actualização: Setembro 2021)