Menu Fechar

Ruben Borges

Ruben Borges (Vila Nova de Gaia, 1994), compositor, colaborou com vários músicos portugueses e recebeu alguns prémios a nível nacional. A sua música foi interpretada por membros do Ensemble L’Imaginaire, Trio Catch e HERMESensemble, sendo apresentada em festivais como o Festival DDD, a bienal Aveiro_Síntese e o Festival Música Viva.
Em 2018, foi artista residente da Estalagem da Ponta do Sol Contemporary Music and Electronics Residency, na Madeira (Portugal). É membro fundador e artista-investigador na associação de investigação em Artes “O BANQUETE”.
Após licenciar-se em Composição pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), frequenta actualmente o mestrado em composição no Conservatório Real de Antuérpia, sob a orientação de Wim Henderickx.
Participou em masterclasses, aulas e cursos com músicos e compositores que o ajudaram a encontrar uma maneira pessoal de pensar, entre os quais Åke Parmerud, Francesco Filidei, Gilbert Nouno, Harrison Birtwistle, Jessie Marino e Patricia Alessandrini, entre outros.
Recebeu encomendas da Arte no Tempo, Síntese – Grupo de Música Contemporânea e Hodiernus Ensemble.
Colabora regularmente com outros artistas e criadores artísticos no desenvolvimento de performances nas quais assume o papel de artista sonoro e visual.

(última actualização: 2020)

Scroll Up