Menu Fechar

Sivan Cohen Elias

📷 Ana Sladetic

Sivan Cohen Elias (Jerusalém, 1976) é compositora de música electroacústica e performer/improvisadora. Actualmente é ACF McKnight Composer Fellow 2024 do American Composers Forum.
O seu trabalho tem sido apresentado nos Estados Unidos da América, Europa, Israel e Reino Unido, onde recebeu vários e prestigiantes prémios internacionais, incluindo a encomenda da Fundação Fromm 2020. Foi vencedora do Concurso Internacional de Composição de Teatro-Música do Staatstheater Darmstadt de 2016; fez uma residência Akademie Schloss Solitude, em 2012 e foi distinguida no Impuls de 2011.
O seu novo álbum Melting Planets foi selecionado para ser lançado pela editora Innova Recordings.
O seu trabalho é interdisciplinar, combinando instrumentos musicais modificados e ampliados digitalmente, objectos sonoros, gestos corporais e vídeo, explorando temas sociais relacionados com fracasso, emaranhamento e ilusão. Tal como foi referido pelo The New York Times, Cohen Elias “desconstrói frequentemente os próprios instrumentos” para criar ambientes sonoros alargados que consistem em texturas e timbres sonoros de múltiplas camadas, compostos com elementos de performance ao estilo de marionetas.
A sua música tem sido tocada por grupos e intérpretes de nível internacional, como Klangforum Wien, Winnie Huang, Talea, MusikFabrik, Jack Quartet e Line Upon Line Percussion, entre muitos outros. A sua música foi transmitida com entrevistas pessoais em estações de rádio austríacas, israelitas e alemãs, sendo ainda difundida na televisão israelita. As suas participações em festivais incluem o RealTime Festival, Darmstadt, Bludenz, Bang on a Can, Wien Modern, Resonant Bodies e Ultraschall. As suas partituras estão publicadas na Babelscores.
Obteve os seus diplomas de B.Ed.Mus e MMus na Academia de Música de Jerusalém e na Universidade de Tel-Aviv, respectivamente, tendo ainda completado estudos de pós-graduação na Escola de Música e Artes Performativas de Viena. Fez o doutoramento do outro lado do oceano, na Universidade de Harvard. Os seus principais orientadores principais durante os estudos foram Chaya Czernowin, Ruben Serioussi e Steven K. Takasugi.
Desde o outono de 2022, Cohen Elias é Professora Assistente de Composição e Tecnologia Musical na Escola de Música da Universidade de Minnesota. Em 2018-2021, foi professora assistente visitante de composição e directora do Estúdio de Música Electrónica na Escola de Música da Universidade de Iowa. Foi também professora de composição na Universidade de Harvard, em 2019, e leccionou um curso de Performance de Música Electrónica na Universidade de Nova Iorque, em 2021.
Para além da sua extensa formação musical clássica e contemporânea, a sua experiência inclui formação em piano e performance vocal, direcção de coro, participação em várias bandas e cursos de sistema Maqam árabe clássico, teoria e história do jazz e dos blues. Além disso, praticou durante muitos anos como bailarina e coreógrafa, bem como na edição de vídeo, desenho e criação de esculturas sonoras, colaborando com artistas de várias disciplinas em todo o mundo.
Entre as suas peças mais recentes encontra-se uma peça multimédia para a cantora/compositora-performer Laura Bowler, estreada no Sound Festival, em Aberdeen (2024), e uma peça para guitarra eléctrica solo e eletrónica ao vivo, para o guitarrista Daniel Brew, ambos músicos radicados no Reino Unido.

sivancohenelias.com

[última actualização: Março 2025]