Menu Fechar

Trio Catch

📷 Jean-Baptiste Millot

Capturar (to catch) o público: com um diálogo virtuoso entre os timbres diferentes do clarinete, do violoncelo e do piano; através da alegria de fazer música em conjunto; através da procura incansável de um som partilhado. É isto que distingue o Trio Catch, constituído por Martin Adámek (clarinete), Eva Boesch (violoncelo) e Sun-Young Nam (piano).
O trio tem trabalhado com inúmeros compositores, desde 2010, incluindo Mark Andre, Georges Aperghis, Beat Furrer e Helmut Lachenmann, a quem estão também ligados através de várias produções de CD e projectos de gravação para a rádio. O CD de estreia do Trio Catch “in between” foi lançado em 2014, pela editora col legno, seguido do lançamento do seu segundo CD “Sanh”, em 2016. Em 2019, a editora bastille musique lançou o CD “As if”, que recebeu o prémio da crítica discográfica alemã (Preis der deutschen Schallplattenkritik), o Supersonic Award Luxembourg e a Clef d’Or de ResMusica em França. O seu mais recente álbum “Gassenhauer” foi lançado pela editora bastille musique em 2024.
O trio ganhou o prémio Hermann e Milena Ebel em 2012, o Berenberg Kulturprize em 2014 e foi galardoado com o prémio Dwight e Ursula Mamlok em 2018.
Com uma agenda bastante preenchida, o Trio Catch já deu concertos na América do Sul, Ásia e Europa, em locais como a Kölner Philharmonie, a Elbphilharmonie Hamburg, a Philharmonie du Luxembourg, a Sala Pierre Boulez em Berlim, bem como em festivais como o Ultraschall Berlin, Musica Strasbourg, Heidelberger Frühling, Darmstädter Internationale Ferienkurse für Neue Musik, Klangspuren Schwaz e o Wittener Tage für neue Kammermusik.
Durante a temporada 2015/16, o Trio Catch actuou em algumas das maiores salas de concerto da Europa como parte da série “Rising Stars” da Organização Europeia de Salas de Concerto. Os destaques das últimas temporadas foram as actuações na Elbphilharmonie Hamburg, na Pierre Boulez Saal Berlin, na Kölner Philharmonie e na Philharmonie Luxembourg.
O trio está também envolvido no ensino da música. Na Klangspuren Schwaz, ensinou jovens no workshop de composição para crianças “lautstärker”, na Musikhochschule de Hamburgo teve o cargo de professor e dá regularmente workshops para compositores e intérpretes em escolas de música. Em 2016, o Trio Catch iniciou “Ohrknacker”, a sua própria série de concertos de workshop. Cada concerto apresenta uma peça seleccionada de música contemporânea, escrita especialmente para o trio.

triocatch.com

(última actualização: Novembro 2024)