Menu Fechar

Afonso Primo

Afonso Henriques Primo (2003) iniciou os seus estudos na Academia de Música e Dança do Fundão na classe do professor Geoclândio Monteiro, tendo concluído o curso secundário na classe do professor Diogo Cabral, em 2021, com a classificação máxima.
Apresenta-se recorrentemente ao público a solo, com orquestras e grupos de música de câmara como Remix Ensemble (Academy), Grupo Música Contemporânea de Lisboa, gru(P)UA – Grupo de Percussão da Universidade de Aveiro e é membro do Clamat – Colectivo Variável, com o qual desenvolve projectos artísticos transdisciplinares, entre outros.
Estreou mais de duas dúzias de obras, em Portugal e no estrangeiro, de compositores como Isabel Soveral, Simon Steen-Andersen, Eduardo Patriarca, Joanna Bailie, Luis Naón, João Caldas, Francisco Ribeiro e João Silva, entre outros. Recentemente, conquistou uma menção honrosa no concurso Frederico de Freitas da Universidade de Aveiro e duas menções honrosas em diferentes edições do CNIC – Concurso Nacional de Interpretação Contemporânea.
Em 2024, concluiu o curso de Licenciatura em Percussão na Universidade de Aveiro, onde trabalhou com os professores Nuno Aroso, João Tiago Dias e Eduardo Cardinho. Ainda no mesmo ano, ingressou no curso de Mestrado em Ensino, na mesma instituição. Procura fazer colaborações com compositores e artistas de diferentes estéticas com o principal objectivo de criar objectos artísticos multidisciplinares, almejando, no processo, explorar novas sonoridades da percussão através de recursos acústicos e electrónicos.

[última actualização: Outubro 2024]