Menu Fechar

hand werk

hand werk, agrupamento dedicado à música contemporânea, foi criado em 2011 e, desde então, tem trabalhado novas obras ao mais elevado nível artístico, com preocupação de ‘sustentabilidade’ e ‘reutilização’ das obras que encomenda.
O hand werk dedica-se a trabalhar, aperfeiçoar e manter vivas novas obras que, doutro modo, são tocadas uma única vez e esquecidas na nossa acelerada sociedade.
“handwerk” significa ofício e o agrupamento põe em primeiro plano o seu ofício assim como o cuidado com a composição e a qualidade da interpretação. Neste sentido, o agrupamento hand werk serve a manutenção a longo prazo da música contemporânea. A sua instrumentação de Pierrot com percussão [flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano + percussão] é frequentemente acrescentada de objectos do quotidiano, electrónicos ou feitos pelos próprios músicos, permitindo-lhes interpretar um vasto conjunto de obras, do repertório contemporâneo ‘standard’ a novas criações, projectos experimentais interdisciplinares e teatro musical
O hand werk já foi ouvido em importantes festivais, como os Wittener Tage für neue Kammermusik, Darmstädter Ferienkurse, Festspiel Bayreuth, Ultraschall Berlin, Ruhrtriennale, NOW! Festival, Münchener Biennale e Acht Brücken (Colónia), tendo gravado diversos CDs, difundidos em numerosos programas de rádio: “Apparatus”, de Timothy McCormack, e “Seeds”, de Myunghoon Park [Wittener Tage Für Neue Kammermusik, Kulturforum Witten 2012]; kurzwelle [ON – Neue Musik Köln, 2017]; “Pietà”, de Lisa Streich [Wergo, 2018].
O grupo tem-se apresentado nos E.U.A, Austrália e muitas cidades asiáticas e europeias. Desde a sua fundação, o hand werk tem trabalho intensivamente no desenvolvimento de novas experiências em concerto, como o seu ciclo de concertos em casa, em Colónia: hwXXc_.

ensemble-handwerk.eu

(última actualização: Agosto 2021)

Scroll Up