Menu Fechar

Alexandre Aguiar

O violetista Alexandre Aguiar (Aveiro, 1996) iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, onde integrou a classe da professora Hazel Veitch, finalizando este percurso sob a orientação da professora Lúcia Lima, em 2014. Posteriormente, concluiu a licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo na classe do professor Jorge Alves, em 2018. Nesse mesmo ano, foi aceite na classe do professor Leo de Neve, no Conservatório Real de Antuérpia, onde completou o Mestrado em Performance. Paralelamente, trabalhou com o professor Maté Szucs, em Genebra (2019-2020).
Durante o seu percurso académico, teve a oportunidade de participar em masterclasses com professores como Maté Szucs, Miguel da Silva e Ryszard Wóicicky, entre outros.
No contexto de música de câmara, é membro fundador do Quarteto Sakura, que tem vindo a apresentar-se em importantes salas nacionais, destacando-se um recital no Museu Nacional da Música (2023) e a sua participação enquanto agrupamento convidado num recital do pianista Pedro Burmester (2021). Também em contexto de música de câmara, em 2023, ganhou o concurso do projecto ‘Sounds of Change’ com o Kronos Ensemble.
Neste momento, colabora regularmente com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Filarmónica Portuguesa e Orquestra Filarmonia das Beiras, apresentando-se igualmente em actividade camarística com diversas formações.

(última actualização: Junho 2023)