Menu Fechar

Eduardo Cardinho

Eduardo Cardinho é um vibrafonista, compositor e produtor residente no Porto. Destacando-se como um dos vibrafonistas mais criativos de sua geração, conhecido pela sua abordagem rítmica e sonoridade única, Cardinho desenvolveu ao longo dos anos a sua própria voz no vibrafone.
Após estudar percussão clássica e contemporânea na Escola Profissional de Música de Espinho com Nuno Aroso, Rui Rodrigues, Joaquim Alves e Pedro Oliveira, prosseguiu os seus estudos em vibrafone de Jazz na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Porto) com Jeffery Davis, Abe Rabade, Nuno Ferreira e Carlos Azevedo. Posteriormente, concluiu o mestrado em Vibrafone jazz no Conservatorium Van Amsterdam, com os professores Harmen Franje, Jesse Van Ruller e Rachel Zang, finalizando com nota máxima, Cum Laude.
O seu álbum de estreia Black Hole foi aclamado como um dos melhores álbuns nacionais do ano de 2016 pela Jazz.pt e Jazz Logical. Participou também na gravação de Home, de João Barradas, para a editora nova iorquina Inner Circle Music, de Greg Osby (eleito grupo de jazz do ano 2018, pela RTP). O último álbum de Eduardo Cardinho intitulado “In Search of Light” com saxofonista holandês Ben Van Gelder, foi também aclamado como um dos melhores álbuns nacionais do ano de 2019 pela Jazz.pt e Jazz Lógic.
Foi galardoado com o prémio de melhor instrumentista no Festival Festa do Jazz, no Teatro São Luís (Lisboa), em 2014, e em 2016 obteve o primeiro prémio no mais prestigiado concurso de música em Portugal, o “Festival Jovens Músicos” com – “Home” (na categoria Combo Jazz – nível superior).
Apresentou-se como solista convidado com a Orquestra de Jazz de Matosinhos, Orquestra de Jazz de Espinho, Big Band de Estarreja e partilhou o palco com alguns destacados músicos, como Hermon Mehari, Seamus Blake, Julian Arguelles, Allan Mednard, Ben Van Gelder, Travis Reuter, Andrew D’ Angelo, Ben Street, Xavi Torres, Jamie Peet, Ashton Sellers, André Fernandes, Jeffery Davis, Naima Acuña, Ricardo Toscano, Carlos Bica, Óscar Graça, Nelson Cascais, Bruno Pedroso, André Rosinha, Demian Caboud, Iago Fernandez, João Barradas, Frederico Heliodoro, Felipe Continentino, Fred Selva, Bárbara Tinoco e Miguel Araújo, entre vários outros.
Internacionalmente, frequentou vários workshops e master classes. Conhece e trabalha com Ambrose Akinmousire, Aaron Parks, Melisa Aldana, Chris Cheek, David Friedman, Jorge Rossi, Leo Genovese e Trio Azul de Carlos Bica.
Tem sido convidado a leccionar masterclasses na Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), Academia de Música de Minde, Conservatório de Música do Porto, Academia de Música de Costa Cabral, Festival de Percussão de Portimão e Festival de Percussão de Amarante. Actualmente lecciona na Universidade de Aveiro e na Escola Profissional de Música de Espinho
Apresenta-se como líder e sideman em algumas das melhores salas e festivais internacionais: Savassi Jazz Festival (Belo Horizonte, Brasil); Bimhuis (Amsterdão, Paises Baixos); Amsterdam Jazz Fest, (Amsterdão, Paises Baixos); So What’s Next? (Eindhoven, Paises Baixos); Alba Jazz Festival (Alba, Itália); Jazz Palacio Real (Madrid, Espanha);
Jazz ohne Gleichen (Gleichen, Alemanha). Em Portugal, apresentou-se no Guimarães Jazz; Casa da Música (Porto); Hot Club; Seixal Jazz; Fundação Calouste Gulbenkian; Centro Cultural de Belém; Loulé Jazz Festival; Festival de Jazz de Valado dos Frades; Festa do Jazz; Douro Jazz; JazzMinde; Serralves em Festa; Festival Porta Jazz; Festa do Avante; Festival Iminente; Marinha Grande Jazz Festival; Festival de Música de Leiria.

(última actualização: Junho 2023)