Menu Fechar

New Music Group da Universidade de York

NewMusicGroup

NewMusicGroupO New Music Group da Universidade de York, é formado por alunos e tem como princípio tocar a música de compositores vivos. Para além de interpretar obras de compositores já consagrados, o NMG assume o papel fundamental de dar aos jovens estudantes de composição a oportunidade de ouvir as suas peças tocadas a nível profissional, em concertos públicos.
Conhecido pela sua audácia no que respeita à programação, o NMG realiza concertos temáticos, sendo cada um desses temas apresentado em simultâneo com peças dos alunos. Entre os últimos temas da temporada do NMG encontra-se : “The State We’re In”, um programa exclusivamente britânico que incluiu peças de Mark Anthony Turnage e Michael Finissy; “Ears Open”, explorando a recente música de compositores escandinavos; e “Words and Music”, compreendendo a peça Laborinthus II de Berio.
Tem sido visitado por compositores que proferem conferências e com os quais realizam workshops baseados na sua própria música. Entre esses famosos compositores encontram-se Betsy Jolas, Steve Martland e John Casken, estando previstas para breve as visitas de Jonathan Harvey e Richard Ayres.
Para além dos seus seis concertos anuais na universidade, o NMG tem vindo a alargar a programação da sua temporada, tendo realizado vários concertos em diferentes cidades britânicas, como é o caso de Huddersfield, onde tocou no Festival Internacional de Música Contemporânea da  cidade.
A constituição do NMG é de cerca de vinte instrumentistas, expansível consoante a necessidade do repertório de maior escala. A maioria dos seus interpretes encontra-se entre os estudantes de música da Universidade de York que utilizam o grupo para adquirir mais experiência de execução e os seus conhecimentos e para uma melhor compreensão da música contemporânea.

(última actualização: Dezembro de 1998)

Scroll Up