Menu Fechar

Ana Caseiro

A soprano Ana Caseiro especializa-se na interpretação de música contemporânea.
Em 2022, estreou-se em Viena e Budapeste no papel de “Justine”, nas estreias nacionais da ópera Das Gesicht im Spiegel, de J. Widmann. Realizou a estreia mundial de óperas de J. G. Alemany e S. Samanli, na Ópera de Graz, e a estreia mundial da versão encenada de Many many women de, e com, Petr Kotík, no Festival checo New Opera Days Ostrava e em Nova Iorque. Em 2023, foi solista na versão concertante da ópera Elektra, de Richard Strauss, na Casa da Música, e, na Ópera de Graz, interpretou o papel de “Mutter” na estreia austríaca da ópera a cappella Geschichte, de Oscar Strasnoy. Em Novembro de 2023, estreia a versão concertante da obra Edible music, de Lorenzo Romano, com o Ensemble Schallfeld, em Graz.
Paralelamente, continua a dedicar-se ao repertório operático clássico com papéis como Mimi de La Bohème, de G. Puccini, com a Savaria Symphony Orchestra, na Hungria (2022), ou ainda o papel de Branghien na obra Le vin herbé, de Frank Martin, na Casa da Música (2021). Trabalha com encenadores como Olivier Tambosi, Ingo Kerkhof, Carlos Wagner e Lars Braun e maestros como Marc Piollet, Walter Kobéra e Léo Warynski.
Na sua extensa experiência em agrupamentos vocais, destaca-se a colaboração com Collegium Vocale Gent e o maestro Philippe Herreweghe; com o Coro da Radio France e os maestros Bertrand de Billy, Mikko Franck e Sofi Jeannin; o festival de Salzburgo com o Konzertvereinigung Wiener Staatsopernchor e os maestros Riccardo Muti e Alain Altinoglu; e a sua regular actividade no Coro Casa da Música, com os maestros Paul Hillier, Peter Rundel e Stefan Blunier, entre outros.
Estudou canto no Koninklijk Conservatorium Brussel e na Kunstuniversität Graz, com Ulf Bästlein. Actualmente, frequenta o último ano do mestrado em Práticas Performativas em Música Contemporânea com o barítono Holger Falk e o ensemble Klangforum Wien.
Participou em masterclasses com Sarah Maria Sun, Sarah Wegener, Angelika Luz, Neil Semer, Christianne Stotijn, Anne Sofie von Otter, Julius Drake e Charles Spencer, entre outros.
Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação GDA.

anacaseiro.com

(última actualização: Outubro 2023)