Philippe Trovão (St. Tropez, 1992) iniciou os estudos musicais aos 8 anos, na Sociedade Filarmónica Vestiariense, ingressando aos 11 anos na Academia de Música de Alcobaça, onde estudou com Mário Marques. Em 2010, prosseguiu os estudos com José Massarrão na Escola Superior de Música de Lisboa, onde finalizou a licenciatura em saxofone e o mestrado em ensino da música.
Frequentou masterclasses com Alberto Roque, José Massarrão, Claude Delangle, Jean Yves Fourmeau, Nicolas Proust, Lars Mlekusch e James Houlik. Participou também em workshops de improvisação e ‘Sound Painting’ com François Choiselat (vibrafone, improvisação, Lisbon Soundpainting Orchestra), Javier Liébana Castillo e Lê Quan Ninh. Vencedor de vários prémios nacionais e internacionais, também se apresentou como solista com a Camerata de Sopros Silva Dionísio em Portugal e Espanha, com a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa e com a Orquestra Sinfonietta de Chieri, em Itália.
Esteve envolvido em vários projectos multidisciplinares, entre eles o bailado “Dance bailarina, dance”, com a Companhia Nacional de Bailado, o espectáculo “As Artes no Panteão: Ecos de um Meta-Tempo” (uma colaboração da Escola Superior de Música, Escola Superior de Dança e Escola Superior de Teatro e Cinema), a peça de teatro “Medeia” (uma colaboração entre o Laboratório de Música Mista da ESML e a Escola Superior de Teatro e Cinema), a peça ODISSEIA, com Teresa Sobral e José Raposo, em que trabalhou como sonoplasta, e a ópera “Manifesto Nada”, com música de António de Sousa Dias e encenação de Alexandre Leite (Companhia de Teatro Inestética).
Dedicado ao desenvolvimento de projectos criativos, realizou várias residências artísticas, entre elas com a Associação Dias da Música Electroacústica, em Seia, e residência inserida no programa Talentos Emergentes, da Miso Music Portugal. É presença assídua em concertos de música improvisada e realizou concertos em vários festivais de música contemporânea portugueses. Para além da música improvisada e da criação/composição, dedica-se à recuperação de obras para instrumento(s) e dispositivo electroacústico, ao estudo do repertório contemporâneo para saxofone, ao estudo de síntese sonora e à performance. Está a desenvolver um projecto de investigação, RECAST, que em 2021 deu origem ao seu primeiro disco em nome próprio. Em 2023 irá lançar o seu segundo disco, Sur la Couleur, um monográfico de Jean-Claude Risset.
Lecciona no Conservatório Regional Silva Marques, em Alhandra e no Conservatório de Música de Santarém e é doutorando na Universidade de Aveiro.
[última actualização: setembro 2022]