Menu Fechar

Rita Miragaia

Rita Miragaia (Guarda, 1998) iniciou os seus estudos em guitarra clássica aos sete anos de idade, no Conservatório de Música de São José da Guarda, com o professor Hugo Simões, tendo aí concluído, no ano lectivo 2015/2016, o Curso de Ensino Artístico Especializado de Música, sob a orientação do professor Edgar Petejo. Actualmente, está a terminar a licenciatura em guitarra clássica no Conservatório Superior de Música de Vigo com António Rocha e Margarita Escarpa. Frequentou inúmeras masterclasses orientadas por guitarristas como Joaquín Clerch, Paolo Pegoraro, Carlo Marchione, Roberto Aussel, Marc Teicholz, Marcin Dylla, Leo Brouwer, Tom Patterson, David Tanembaum, Jérémy Jouve, Marco Socías, Joaquim Santos Simões, Anton Baranov, József Eötvös, Vera Ogrizovic, Djani Sehu, Giampaolo Bandini, Zoran Krajisnik, Peter Katona, Thibault Garcia, Thierry Bégin- Lamontagne, Michel Sadanowsky, Pedro Rodrigues, Dejan Ivanović, André Madeira e Paulo Vaz de Carvalho. Realizou, também, dois cursos com o professor Rafael García Martínez sobre “Técnica Alexander e Estudo Musical” e “Preparação psicológica para concertos”.
Recebeu o 2º Prémio Ex-Aequo no VII Concurso Nacional de Guitarra de Leiria (escalão E) e o 2º Prémio no Concurso Internacional Jovem Guitarra Terras de Santo Estevão, em Sever do Vouga.
Em 2019, participou na primeira edição de ‘Jovens Músicos Arte no Tempo’, estreando, juntamente com a guitarrista Matilde Freiria, em Aveiro (Reencontros de Música Contemporânea), Vigo e Londres, obras para duo de guitarra de António Chagas Rosa e Pedro Berardinelli, bem como uma peça para guitarra solo e electrónica de Rita Torres.

(última actualização: Junho 2020)

Scroll Up