Criado em 2020, o Art’Ventus Quintet é um grupo de cinco dos mais destacados instrumentistas de sopros portugueses da mais jovem geração de profissionais. Os seus elementos integram diferentes orquestras e ensinam em escolas superiores e conservatórios em Portugal, para além de desenvolverem diferentes projectos artísticos. O álbum discográfico de apresentação do grupo, SWISS TREASURES (Prospero Classical Records), reúne quintetos de sopros (alguns dos quais inéditos) de quatro compositores suíços – Paul Juon, Paul Huber, Gion Antoni Derungs and Peter Mieg – resultado de uma pesquisa aprofundada do repertório para aquela formação.
Desde a sua criação, o Art’Ventus Quintet tem sido convidado a apresentar-se em festivais como Festival de Música e Artes do Dão, BSP Festival Júnior Festival, Festival SETRA e Festival Internacional de Música de Marvão.
Para além de dedicar uma especial atenção ao desenvolvimento de públicos, o Art’Ventus Quintet realiza projectos dedicados à população sénior e a indíviduos portadores de doenças mentais.
[última actualização: Agosto 2024]