Menu Fechar

Matilde Freiria

Matilde Freiria (Ponta Delgada, 1999) iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos, no Conservatório de Música de S. José da Guarda, sob a orientação do professor Hugo Simões, terminando, na mesma instituição, o curso artístico de música com o professor Edgar Petejo (VII e VIII grau).
Em 2017, ingressou na Guildhall School of Music and Drama, onde estuda guitarra clássica sob a orientação de Robert Brightmore. Em 2018, iniciou os estudos de teorba e guitarra barroca com David Miller.
No decorrer da sua formação, tem realizado diversas Masterclasses com professores como Margarita Escarpa, Dejan Ivanovic, Costas Kotsiolis, Sébastian Vachez, Carlo Marchione, Jorgen Skogmo, Ignácio Rodes, Nigel North, Marco Socías e Goran Krivokapic, entre outros.
Para além de ter sido premiada com 1º, 2º, 3º prémios e menções honrosas em diversos concursos nacionais e internacionais, obteve também o prémio de Melhor Candidata da Beira Interior, no Concurso Internacional “Cidade do Fundão”, e diploma “Very Good”, no IX International Competition for Young Guitarists “Andrés Segovia”.
Ao longo do seu percurso, tem participado em diversos festivais e tem tido a oportunidade de estrear peças enquanto parte integrante de ensembles, assim como enquanto solista.
Em 2019, participou na primeira edição de “Jovens Músicos Arte no Tempo”, onde, em conjunto com a guitarrista Rita Miragaia, estreou, em Portugal, Reino Unido e Espanha, duos de guitarra e peças de guitarra solo com eletrónica dos compositores portugueses Rita Torres, Rui Dias, António Chagas Rosa e Pedro Berardinelli.

(última actualização: Julho 2021)

Scroll Up