Menu Fechar

Miquel Bernat

Miquel Bernat (Benisanó, Valência) é um dos mais destacados vultos internacionais da Percussão. Estudou nos conservatórios de Valência, Madrid, Bruxelas e Roterdão e frequentou o Aspen Summer Music Course, nos Estados Unidos. Entre outros, foi laureado com o “Prémio Extraordinario Final de Curso” dos conservatórios de Madrid e de Bruxelas, com o “Prémio Especial de Percussão” no concurso Gaudeamus na Holanda em 1993 e com o segundo prémio de interpretação de Música Contemporânea no mesmo certame, com o Rotterdam Percussive, bem como com o segundo prémio do Aspen Nakamichi Competition (EUA), como solista. Tocou com a Orquestra Ciutat de Barcelona (1988-1991) e com a Royal Concertgebouw Orchestra de Amesterdão, entre outras, assim como com os grupos de música contemporânea Ictus Ensemble, Quarteto Ictus de Bruxelas e Duo Contemporain de Rotterdam.
Apaixonado pela criação contemporânea, colabora estreitamente com numerosos compositores, estreando diversas obras, das quais muitas lhe são dedicadas.
 Professor nos Conservatórios Superiores de Música de Roterdão e Bruxelas, Miquel Bernat tem desenvolvido um intenso trabalho pedagógico na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Porto) e Escola Profissional de Música de Espinho, tendo sido convidado para leccionar na Universidade de Aveiro e na Escola Superior de Música da Catalunha. É fundador do Drumming – GP, agrupamento que foi residente da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, com o qual dirigiu numerosos concertos em Portugal, França, Bélgica, Alemanha, Brasil e Espanha.

(última actualização: Dezembro de 2017)

Scroll Up