Schallfeld é um agrupamento internacional de música contemporânea radicado em Graz. O grupo desperta o interesse do público graças ao virtuosismo e a um refinado som de conjunto, a par de interpretações que prestam especial atenção ao formato de concerto, criando eventos que se adaptam a espaços específicos procurando novas dimensões da escuta. O agrupamento foi criado em 2013 por antigos alunos do Klangforum Wien e estudantes de composição da Universidade de Artes de Graz. Actualmente, é formado por músicos de 8 nacionalidades, reflectindo-se essa diversidade e os diferentes interesses dos seus elementos na direcção artística do projecto. Nos últimos anos, o Schallfeld tem conseguido estabelecer-se no panorama internacional através de uma programação entusiasmante focada em jovens compositores, implantações inovadoras, assim como pela qualidade das suas improvisações colectivas e pela utilização de electrónica ao vivo. Mantém também actividades pedagógicas e projectos colaborativos para crianças e adultos.
Além do seu ciclo de concertos em Graz, o Schallfeld é convidado regular de festivais na Áustria e no estrangeiro, como Wien Modern, impuls Graz, Klangspuren Schwaz, Darmstädter Ferienkurse, Ensems (Espanha), Romaeuropa (Roma), Afekt (Estónia), Poznan Musical Spring (Polónia) e Daegu International Contemporary Music Festival (Coreia do Sul). Em 2016 e 2017, foi seleccionado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros / Assuntos Culturais como representante da NASOM (New Austrian Sound of Music), um programa desenhado para promover internacionalmente jovens artistas austríacos. Desde 2015, é agrupamento residente da rede Ulysses.
O Schallfeld foi agrupamento em residência nos Darmstädter Ferienkursen, impuls, Universidade Stanford (2023), Universidade da Califórnia San Diego, Universidade Harvard e tem uma colaboração fixa com o IEM Graz desde 2015.
Em 2022, o Schallfeld Ensemble foi galardoado com o Grande Prémio de Interpretação de Land Steiermark.
[última actualização: Julho 2024]