Menu Fechar

duo Ar

Ar é um duo de acordeão radicado em Viena. Exclusivamente dedicado à música contemporânea, o duo Ar está particularmente disponível para trabalhar em estreita colaboração com os compositores, procurando novos recursos e meios de expressão para conduzir o instrumento e o papel do instrumentista a novos horizontes. Mirko Jevtović e Maria Mogas Gensana conheceram-se enquanto participantes no programa de Prática Performativa em Música Contemporânea do Klangforum Wien. Desde então, têm-se apresentado enquanto duo em diferentes países e em festivais como NueBo Festival 2019 (Espanha), Mute Festival 2019 e 2020 (Espanha) e Im Kubus (Áustria). Na sua última digressão em Espanha, foram apoiados pelo Kultural Austrian Forum Madrid.
Têm colaborado na criação de novas obras trabalhando de perto com compositores como Santiago Díaz-Fischer, Hannes Kerschbaumer, assim como com nomes consagrados como o de Bernhard Lang.

Pela excelência nos estudos, Mirko Jevtović recebeu o Prešeren Award da Academia de Música de Liubliana e da Universidade da Liubliana, a mais alta distinção para estudantes na Eslovénia. Jevtović concluiu o Mestrado com a mais alta classificação e honras – diploma “Summa cum laude” pela Academia de Música de Liubliana.
Enquanto solista ou músico convidado, tocou com a RSO Wien, Klangforum Wien, Schallfeld ensemble, Orquestra Sinfónica da Eslovénia RTV, Camerata Labacensis e Jovens Solistas de Liubliana, dirigido por maestros como Nacho de Paz, Beat Furrer, Bas Wiegers, Cornelius Meister, En Shao e Darko Butorac, entre outros. Tem-se apresentado em festivais como Festival de Liubliana (Eslovénia), Philharmonic Music Festival Bratislava (Slovakia), World (New) Music Days ISCM 2015 (Eslovénia), Tzlil Meudcan (Israel) e Musikprotokoll (Áustria). Em diversas ocasiões, Jevtović tem gravado para os arquivos da RTV Eslovénia. Em 2015, participou na gravação do CD “Poetics of the Gaze”, do compsitor espanhol Alberto Posadas, com o Klangforum Wien (NEOS). Participou em masterclasses com conceituados acordeonistas e seminários como Impuls Academy (Áustria) e os Cursos Internacionais de Verão para Nova Música Darmstadt (Alemanha). Enquanto bolseiro do programa “The Best of South-East”, concluiu o mestrado em Prática Performativa em Música Contemporânea da Universidade de Música e Artes Performativas de Graz (Áustria), sob a orientação do Klangforum Wien.

Maria Mogas Gensana formou-se em 2012 em Acordeão, com o Prof. Iñaki Alberdi, no Musikene (“Centro Superior de Música del País Vasco”, Espanha), concluindo posteriormente o Mestrado em estudos de Prática Performativa em Música Contemporânea em Graz, com o Klangforum Wien e o Prof. Krassimir Sterev. ​Desde 2019, é membro do agrupamento de música contemporânea Vertixe Sonora (Galiza, Espanha) e do Between Feathers Ensemble (Viena). Tem participado em diversas academias de música contemporânea e em festivais como Klangspuren IEMA Summer Academy, Mixtur Festival, Impuls Festival (Graz), ENSEMS Festival, Resis Festival, Artikulationen Festival de Estudos Doutorais (Graz) e Fat Festival (Burgos), entre outros. Trabalha frequentemente com compositores jovens, assim como com reconhecidos compositores como Rebecca Saunders, Simon Steen-Andersen, Beat Furrer, Klaus Lang e Ramón Lazkano, entre outros. Tem-se apresentado em salas como o Teatro Victoria Eugenia l (acto inaugural da Capital Europeia da Cultura 2016 San Sebastián) Ligeti-Saal (Graz), Fundació Música Contemporània (Barcelona), Instituto Cervantes de Burdeos e Oper Graz, entre outros.
Em 2019 participou na gravação do CD “Dimension of the Fragile” do compositor mexicano Victor Ibarra (NEOS), sob a direcção de Nacho de Paz.

duo-ar.com

[última actualização: Abril 2021]

Scroll Up