Com uma profunda sensibilidade para a realidade sociopolítica e com uma visão artística distinta, Andrea Conangla (Portugal / Espanha) está a deixar a sua marca na música clássica e contemporânea, como cantora e compositora-improvisadora. O seu trabalho criativo concentra-se em temas sociopolíticos, como os social media, feminismo e política corporal: uma artista multifacetada que prospera na intersecção entre intervenção artística, activismo e música composta e improvisada.
Radicada na Alemanha desde 2017, Andrea completou o mestrado em Música Contemporânea com distinção na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart com Angelika Luz, fez uma pós-graduação em canto clássico com Ulrike Sonntag, frequentou a Schubertklasse liderada pelo pianista Thomas Seyboldt e também recebeu impulsos de composição de Martin Schüttler. Andrea é mestre em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro, onde se especializou no ensino da voz através do movimento e da improvisação, adicionalmente ao ensino do canto clássico. Participou ainda em masterclasses com Sarah Maria Sun, Donatienne Michel-Dansac, Thomas Seybolt, Margaret Honig, Susan Waters e Anna-Maria Hefele (overtone singing), entre outros. Foi a vencedora do Concurso Internacional de Música Santa Cecília 2013 (Porto).
Requisitada frequentemente como solista em ópera, oratória e teatro musical contemporâneo, Andrea cantou com orquestras, casas de ópera e ensembles como a Orquestra Filarmónica de Munique, Staatsoper Stuttgart, ilGustoBarocco e o Aleph Guitarrenquartett, entre outros. Andrea cantou Matthäus-Passion, H-Moll Messe e Weihnachtsoratorium de Johann Sebastian Bach, Messias de Georg Friedrich Händel, Regina Coeli de Wolfgang Amadeus Mozart, Ein deutsches Requiem de Johannes Brahms e Requiem de Frederick Delius, bem como os papéis de Tarquino na ópera Muzio Scevola de Filippo Amadei, Georg Friedrich Händel e Giovanni Bononcini e Eulália em O’ KARAKINO de Uday Krishnakumar, entre outros.
No contexto de ensemble, Andrea manteve compromissos com SWR Vokalensemble, Kammerchor Stuttgart e Ensemble Cythera. É fundadora do Kollektiv TRIGGER, agrupamento de vozes femininas dedicado à música contemporânea.
Em 2020 foi premiada com o apoio do Kunststiftung Baden-Württemberg e, em 2021, com o apoio InSzene:Vokal (Podium Gegenwart, Deutscher Musikrat) para jovens artistas promissores no campo da música contemporânea. É professora de improvisação vocal na Staatliche Hochschule für Musik Trossingen, desde 2020. Como professora convidada, Andrea leccionou workshops e seminários na Balleteatro (Porto) e na Universidade de Música Łódź (Polónia).
[última actualização: Abril 2023]