Menu Fechar

João Casimiro Almeida

Músico versátil e entusiasta, João Casimiro Almeida (Cabeceiras de Basto, 1994) coloca nas suas interpretações todas as suas vivências artísticas, demonstradas pela âmbito alargado do seu repertório, do Barroco aos dias de hoje.
Formado em Paris, na classe de Michel Dalberto, e no Porto, na classe de Madalena Soveral, é convidado regular das mais importantes salas e festivais nacionais, a solo, em ensemble ou com orquestra, tendo também agenda fora do país, nomeadamente em Espanha, França, Áustria, Noruega e Coreia do Sul. 
É membro fundador do ars ad hoc, agrupamento de música de câmara dedicado à música moderna e contemporânea, com ênfase na música portuguesa. 
No seu percurso artístico, contactou com os mais importantes compositores da esfera musical actual, tais como Beat Furrer, Clara Iannotta, Helmut Lachenmann, Jörg Widmann ou Simon-Steen Andersen, e realizou inúmeras estreias de obras contemporâneas a nível nacional. É convidado também de orquestras como a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Sinfónica do Porto ou o Ensemble Orchestral Contemporain; colaborou com os maestros Bruno Mantovani, Nikolai Lalov, Pedro Neves, Peter Rundel e Tito Ceccherini. 
A sua discografia inclui Alepo e outros silêncios (2022, Artway Records), Espectros (2023, neper music), Le Grand Tango (2024, Percos Music), Os sons em volta (2025, Artway Records) e ars ad hoc (2025, neper music).
João Casimiro Almeida é Mestre em Performance de Piano pelo Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris, onde foi bolseiro da Fondation Meyer e da Fondation Les Amis d’Alain Marinaro.
É professor de piano na Escola Profissional de Música de Espinho, desde 2018.

(última actualização: Novembro de 2025)