Menu Fechar

Fabrik Quartet

Fixado em Frankfurt, o Fabrik Quartet destaca-se pela sua interpretação comprometida, fresca e audaz de música contemporânea. Os seus quatro membros cultivam a curiosidade e dedicam-se a tempo inteiro ao meio do quarteto de cordas, partilhando a mesma intenção de abraçar todo o potencial das linguagens da música dos nossos dias.
Desde a sua criação, o Fabrik Quartet tem recebido diversas distinções pelas suas interpretações. Conquistou o 1º Prémio no Concurso Internacional de Música de Câmara “A. Rubinstein” 2022, em Düsseldorf, no Terceiro Concurso Internacional de Música Contemporânea Re_Crea, em Castelló (Espanha) e no Concurso Politécnico da Frankfurt Hochschule für Musik; em 2024, recebeu o 2º Prémio no “John Cage Award”, em Halberstadt. Enquanto galardoado com o Kamar Percy und Ingeborg John-Stiftung, o Fabrik Quartet gravou o seu primeiro CD na etiqueta “Bad Homburger Schlosskonzerte”.
O Fabrik Quartet foi um dos três agrupamentos seleccionados para o programa InSzene através do Podium Gegenwart da Deutscher Musikrat, integrando actualmente o programa Quarteto de Cordas promovido pela plataforma internacional MERITA.
O Fabrik Quartet foi o grupo residente do “Barcelona Modern Festival and Masterclass”, em 2024, e da “Mostra Sonora Sueca”, em 2025. Os seus compromissos para a próxima temporada incluem apresentações no MIXTUR Festival e no Rainy Days Festival.
O Fabrik Quartet tem-se apresentado em festivais como Heidelberger Frühling, Acht Brücken, ECLAT, Winter Music – Akademie der Künste Berlin, Fratopia in Alte Oper Frankfurt, ENSEMS, Mostra Sonora e FestMus.
O Quarteto foi convidado a apresentar-se enquanto solista com a HR Sinfonieorchester e o maestro Pierre Bleuse, no concerto de encerramento do Darmstädter Ferienkurse 2023.
Uma vez que trabalhar com compositores vivos é um dos principais interesses do Fabrik Quartet, o grupo teve aulas com Rebecca Saunders, Helmut Lachenmann, Alberto Posadas, Liza Lim, George Lewis, Sebastian Claren, Jörg Widmann, Jose Manuel López López, Walter ZImmermann, Ulrich Kreppein, e desenvolveram peças com Jose Luis Escrivà, Julia Mihály, Anna Sowa, Kathrin Denner, Rishin Singh, Esther Pérez Soriano, Camilo Bornstein e Pablo Garretón, continuando a procurar colaborações com jovens compositores.
Os quatro músicos do Fabrik Quartet conheceram-se em 2021, como parte da International Ensemble Modern Academy em Frankfurt am Main (Alemanha), onde fundaram o quarteto depois de um período intensivo dedicado ao estudo do quarteto Tetras, de Iannis Xenakis.
A formação do Fabrik Quartet passou por master classes com Irvine Arditti, bem como com elementos do Ensemble Modern e do Ensemble Intercontemporain.
Desde Outubro de 2024, o Fabrik Quartet frequenta o programa Konzertexam na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst, em Frankfurt, sob a orientação de Lucas Fels (Arditti Quartet) e Tim Vogler (Vogler Quartett).

Federico Ceppetelli e Muzi Lyu > violino
Jacobo Diaz Robledillo > viola
Elena Cappelletti > violoncelo

fabrikquartet.com

[última actualização: Novembro 2025]