Menu Fechar

Jorge Ribeiro

JCR

JCRJorge Castro Ribeiro (Valadares, 1966) estudou piano e composição no Conservatório de Música do Porto. É licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado em Música / Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro.
É Professor Auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, investigador e membro do Conselho Científico do INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança).
Tem desenvolvido trabalho de investigação em diferentes projectos no domínio da musicologia e da etnomusicologia em Portugal continental, Madeira, Cabo Verde e Brasil. Os seus domínios principais de interesse científico são a história da música em Portugal, a música cabo-verdiana, a migração, os estudos poscoloniais, música e educação, música no espaço lusófono.
Publicou vários ensaios científicos e gravações etnográficas e apresentou comunicações académicas em Portugal, França, Reino Unido, Espanha, Estados Unidos, Canadá e Brasil.
Paralelamente à actividade académica de investigação em música desenvolve actividade pública de divulgação musical com diversas orquestras e instituições. Concebe e apresenta desde 2005 os Concertos Promenade do Coliseu do Porto, sendo seu director artístico. Com a Orquestra Filarmonia das Beiras desenvolve anualmente o projecto “Música na Escola”, desde 2003.
Foi autor e apresentador do programa radiofónico Terras e Tradições da Antena 2 da RDP, emitido semanalmente entre 1992 e 1999.
Desde 2013, integra o Conselho de Administração da Fundação Casa da Música, do Porto.

(última actualização: Julho de 2014)

Scroll Up