Oriundo de uma família com tradições musicais, Fausto Neves iniciou os seus estudos na Academia de Música de Espinho – sua terra natal – e complementou-os no Conservatório de Música do Porto, na Universidade Laval (Canadá) e no Conservatório de Música de Genebra (Suíça),onde conquistou o Prémio de Virtuosidade. Discípulo de Helena Costa, recebeu ainda os ensinamentos dos pianistas Robert Weizs (Canadá) e Harry Datyner (Suíça). Aprofundou também os seus conhecimentos nos domínios da música de câmara e da análise musical. Frequentou ainda seminários com Sequeira Costa, Moura Castro, Josef Palenicek, Jörg Demus e Álvaro Salazar.
Apresentando-se em público desde muito cedo, é convidado frequente das mais importantes organizações e festivais de música nacionais. Actuou ainda na Suíça, no Canadá, no Brasil e na Itália. Gravou para a RTP, RDP e TV Cultura (Brasil) e foi solista da Orquestras da RDP, Clássica e Nacional do Porto, Portuguesa da juventude e da Oficina Musical, sob a direcção de Silva Pereira, Gunther Arglebe, Graça Moura, Álvaro Salazar, Kamen Goleminov e Marc Tardue.
De entre as actividades com outros solistas destacam-se as colaborações com a violoncelista Gisela Neves, com o pianista Álvaro Teixeira Lopes e com o pianista Pedro Burmester e os percussionistas Miguel Bernat e Manuel Campos, integrado num quarteto de dois pianos e percussão. A sua actividade docente desenrolou-se nos Conservatórios de Música de Sion e de Genebra, no Conservatório de Música do Porto, na Academia de Música de Espinho e na Escola Superior de Música do Porto. Foi assistente da pianista Helena Costa nos Cursos de Música de Espinho e é solicitado frequentemente a reger cursos de interpretação e de pedagogia pianísticas em Portugal e no estrangeiro.
Detentor do 1º Prémio do Concurso ”Cidade da Covilhã”, entre outros galardões, é regularmente convidado a integrar júris de concursos nacionais e internacionais.
(última actualização: Dezembro de 2001)