13th to 21st December 2001
Programa geral
Thursday, December 13th
{slider=06:00 pm | Conference by Michel Rigoni}
Cancelled
{/slider}
{slider=09:30 pm | Tuba recital by Sérgio Carolino}
Part I
- Luigi Nono, Post-prae-ludium per Donau
- Ricardo Sezudo, peça para tuba e electrónica ao vivo*
Part II
- Elizabeth Raum, Will There Be A Time
- Neal Corwell, Aboriginal Voices
- Marc Steckar, Duo – Solo
* world premiere, comissioned by Jornadas Nova Música
Sérgio Carolino [biography]
sound projection and live electronics: Davide Tiso and Ricardo Sezudo
{/slider}
Friday, December 14th
{slider=06:00 pm | Conference by Peter O’Hagan}
Pierre Boulez piano music
Peter O’Hagan [biografia]
{/slider}
{slider=09:30 pm | Piano recital by Peter O’Hagan}
Pierre Boulez piano sonatas
Part I
- Sonata nr 1
- Lent
- Assez large – Rapide
- Sonata nr 3
- Formant 1: Antiphonie
- Formant 2: Constellation-Miroir
- Formant 3: Trope
Part II
- Sonata nr 2
- Extrêmement rapide
- Lent
- Modéré, Presque vif
- Vif
Peter O’Hagan [biografia]{/slider}
Sunday, December 16th
{slider=06:00 | Conference by Pedro Rocha}
Composição I (2001)
Pedro Rocha [biografia] {/slider}
{slider=21h30 | Electroacoustic music recital, with Pascal Gallois, bassoon}
I Parte
- Miguel Azguime, Du Néant Qui Le Croit
- José Manrique, Voz Oculta *
II Parte
- Marco Stroppa, Hidinefte *
- Pierre Boulez, Dialogue de l’ombre double , bassoon version*
* portuguese première
Pascal Gallois [biography] {/slider}
Monday, December 17th
{slider=06:00 pm | Conference by Miguel Azguime}
O ar do texto ou a forma do som
Miguel Azguime [biography]{/slider}
{slider=21h30 | Conference/Concert by Beat Furrer}
O compositor abordará algumas características da sua obra, ilustrando com exemplos ao vivo alguns pormenores das peças a apresentar.
Program:
- Voicelessness. The snow has no voice, for solo piano
- Music for Mallets, for percussion trio
with:
Isabel Sá, piano
Grupo de Percussão da Universidade de Aveiro | Bruno Estima, Helder Roque and Pedro Fernandes
{/slider}
Tuesday, December 18th
{slider=06:00 pm | Conference/Concert by Philippe Hurel}
With:
Ana Telles Antunes, piano and Hervé Trovel, percussion
Program:
- Tombeau de G. Grisey (1999), for piano and percussion (excerpts)
* portuguese première
{/slider}
{slider=09:30 pm | Recital by Ana Telles Antunes, piano and Hervé Trovel, percussion}
Program
- Pierre Boulez, Douze Notations
- Olivier Messiaen, Prelude La Colombe
- Regard des Hauteurs, from Vingt Regards sur l’Enfant Jésus
- Catalogue d’ oiseaux – L’alouette Lulu and L’ alouette Glandelle
- Franco Donatoni, Omar
- Philippe Hurel, Tombeau de G. Grisey *
* portuguese première
Ana Telles [biography]
Hervé Trovel [biography]
{/slider}
Wednesday, Decembert 19th
{slider=06:00 pm | Roundtable discussion “Cultural Programming in Portugal” | Museu da República}
with António Pinho Vargas (moderador), Carlos de Pontes Leça, Fausto Neves e Miguel Azguime {/slider}
{slider=09:30 pm | Concerto da classe de composição de Nicolaus A. Huber, Folkwang Hochschule Essen}
Part I
- Robin Hoffmann, Arnold S. (1)*
- Luís Antunes Pena, Raumzeit**
- Byung-Moo Lee, Ellipse (2)*
Part II
- Sven Hermann, sprachlos (3)*
- Roman Pfeifer, Drehpunkt um festes Grau**
- Hannes Galette Seidl, er sucht sie (4)**
- Holger Klaus, gehäutete Zeilen (5)*
* portuguese première
** world première
flute | Judith Müller (5)
oboe | Junko Miyahara (5)
clarinet | Sebastian Bongarz (1)
bassoon | Rebecca Hagen Sivri (5)
trombone | Andreas Roth (1,5)
piano | Hannes G. Seidl (1), Barbara Rojan (5)
violin | Sabine Baron (2,3), Rina Suzuki (2,3)
viola | Andres Mehne (3,5), Constanze Ahrendt (5)
cello | Christian Hacker (1,3,5)
Conductor | Holger Klaus (5){/slider}
Thursday, December 20th
{slider=06:00 pm | Conference by Vasco Negreiros}
Formação auditiva para o repertório do Século XX
Embora já estejamos no início do Século XXI, continua a haver, de uma forma geral, pouca actividade pedagógica voltada para as características do repertório do século passado, acima de tudo no que toca à Formação Auditiva.
Embora seja imprescindível que os alunos de música executem nos seus instrumentos repertório dos séculos XX e XXI, para que se possam aproximar dos gestos musicais contemporâneos, pode a Formação Auditiva, como cadeira própria ou inserida na actividade de turmas de Formação Musical ou de Prática de Conjunto, contribuir para a catalisação de processos de descoberta, possibilitando ainda experiências que as limitações dos respectivos instrumentos não permitiram a cada um dos alunos envolvidos.
Nesta conferência, pretende-se demonstrar acima de tudo actividades de animação musical, como se diz na Alemanha, que possam dinamizar a vivência de aspectos preponderantes do repertório do século XX, de maneira que os estudantes não sintam a música a que se usa chamar «contemporânea» como algo que aconteceu em Viena ou em Darmstadt, ou unicamente como um jogo de especulação escrita, mas sim, como matéria viva e em transformação, nas mãos, na voz e no ouvido de todos nós músicos que a concretizamos.
Vasco Negreiros [biography]{/slider}
{slider=21h30 | Concerto da Orquestra do Estágio de Interpretação | Beat Furrer, direcção}
Part I
- Óscar Graça, …interpolações e triângulos curvos **
- Ricardo Ribeiro, Sem título**
- Morton Feldman, For Frank O’Hara
Part II
- César Oliveira, …a matéria incoerente e vertiginosa de que se compõem os sonhos **
- Pedro Faria Gomes, Séptuor**
- Pierre Boulez, Dérive
* portuguese première
** world première
conductor: Beat Furrer
Maestro Assistente: Artur Pinho{/slider}
{slider=21h30 | Concerto da classe de composição de Nicolaus A. Huber, Folkwang Hochschule Essen
Auditório de Serralves, Porto (Co-produção Fundação de Serralves)}
Part I
- Robin Hoffmann, Arnold S. (1)
- Luís Antunes Pena, Raumzeit
- Byung-Moo Lee, Ellipse (2)
Part II
- Sven Hermann, sprachlos (3)
- Roman Pfeifer, Drehpunkt um festes Grau
- Hannes Galette Seidl, er sucht sie (4)
- Holger Klaus, gehäutete Zeilen (5)
flute | Judith Müller (5)
oboe | Junko Miyahara (5)
clarinet | Sebastian Bongarz (1)
bassoon | Rebecca Hagen Sivri (5)
trombone | Andreas Roth (1,5)
piano | Hannes G. Seidl (1), Barbara Rojan (5)
violin | Sabine Baron (2,3), Rina Suzuki (2,3)
viola | Andres Mehne (3,5), Constanze Ahrendt (5)
cello | Christian Hacker (1,3,5)
conductor | Holger Klaus (5){/slider}
Dia 21, Sexta-feira
{slider=21h30 | Concerto da Orquestra do Estágio de Interpretação | Beat Furrer, direcção
Auditório de Serralves – Porto}
I Parte
- Óscar Graça, …interpolações e triângulos curvos (2001)
- Ricardo Ribeiro, Sem título (
- Morton Feldman, For Frank O’Hara (1973)
II Parte
- César Oliveira, …a matéria incoerente e vertiginosa de que se compõem os sonhos (2001)
- Pedro Faria Gomes, Séptuor (2000)
- Pierre Boulez, Dérive (1984)
* portuguese première
** world première
Conductor: Beat Furrer
Maestro Assistente: Artur Pinho{/slider}
Master Classes
{slider=Master-Class by the musicologist Michel Rigoni | December 13th}
Cancelled
{/slider}
{slider=Master-Class by the soprano Ana Ester Neves | from December 13th to 16th}
09:30 am – 01:00 pm; 02:00 pm – 05:45 pm
O curso basear-se-á na exploração das relações texto/emoção, emoção/voz e voz/corpo, tendo como finalidade o aprofundar das capacidades interpretativas de cada aluno, através do enriquecimento técnico do colorido vocal.
Ana Ester Neves [biografia]
Jorge Ly, pianista acompanhador
{/slider}
{slider=Master-Class by the composer Miguel Azguime | from December 14th to 17th}
Composição electroacústica: análise e técnicas
10:00 am – 01:00 pm; 02:30 pm – 05:45 pm
1º Dia
Manhã: Genealogias estéticas e tecnológicas
Tarde: Fundamentos tecnológicos, acústicos e psicoacústicos
2º Dia
Manhã: Novos modelos para a composição
Tarde: Análise e práticas
3º Dia
Manhã: Composição electroacústica / Composição instrumental: referências cruzadas
Tarde: Músicas mistas: o conceito da integração
4º Dia
Manhã: Orquestração electroacústica
Tarde: Ambiente informático: “a mesa de trabalho virtual”
Miguel Azguime [biography]
{/slider}
{slider=Master-Class by the bassoonist Pascal Gallois | from December 16th to 18th}
10:00 am – 01:00 pm; 02:00 pm – 05:45 pm
A master class será baseada em todo o repertório de fagote, com especial ênfase no século XX, focando em profundidade questões técnicas e interpretativas do instrumento.
{/slider}
{slider=Master-Class pelo compositor Philippe Hurel | dias 18 e 19}
10:00 am – 01:00 pm; 02:30 pm – 05:45 pm
Manhã: análise de obras do próprio compositor
Tarde: análise de obras apresentadas pelos alunos
{/slider}
Estágio de Interpretação Nova Música
{slider=dias 13 a 22 de Dezembro}
Direcção do Estágio: Beat Furrer
Assistente: Artur Pinho
A orquestra de câmara é constituída por cerca de vinte e cinco jovens músicos, provenientes de várias escolas do país, que foram seleccionados e durante nove dias trabalham repertório completamente novo e duas obras de referência, com o maestro e os jovens compositores
flute | João Costa, Manuel Costa, Vera Pereira
oboe | Francisco Rocha
clarinet | Hélder Gonçalves, Pedro Nuno, João Santos
bassoon | Susana Dias
trompa | Marco Cardoso
trombone | Manuel Vieira
tuba | Gustavo Subida
percussion | Bruno Estima, Luiz Ferreira, Pedro Piedade, Hélder Roque, Luís Salgado, Isabel Silva
piano | Ana Luísa Monteiro, Ana Pessoa, Hugo Ribeiro, Isabel Sá*, Ana Queirós*
violin | Basílio Silva, Miguel Costa, José Pedro Henriques, Suzanna Lidegran*
viola | Raquel Bastos
cello | Fátima Neto
doublebass | Bruno Martins
* guest musicians {/slider}
Nova Música Prizes 2001
{slider=Composition}
Ricardo Ribeiro, Sem título
{/slider}
{slider=Interpretetion}
Hélder Gonçalves | clarinet
Vera Pereira | flute
{/slider}
Todas as actividades tiveram lugar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, salvo indicação contrária.
{tab=Patrocínios}
{tab=Apoios}
{tab=Agradecimentos}
Reitoria da Universidade de Aveiro
Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
Serviços de Acção Social da Universidade de Aveiro
Serviços Técnicos da Universidade de Aveiro
Fundação João Jacinto Magalhães
Blue Rent
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo – Porto
Escola Superior de Música de Lisboa
Orquestra Filarmonia das Beiras
Öhmalone – José Miguel Pinto
Catarina Lélis{/tabs}
{slider=Ficha técnica}
Direcção Artística
Diana Ferreira, João Pais, Luís Pena
Direcção de Produção
Diana Ferreira, João Pais
Secretariado
Fundação João Jacinto de Magalhães – Rui Alvarenga
Gestão financeira
Fundação João Jacinto de Magalhães
Design
Catarina Lélis
Produção Web
Nuno Aragão
{/slider}