Menu Fechar

V Jornadas Nova Música – Aveiro 2001

jornadas-flyer frente

13th to 21st December 2001

jornadas-flyer frente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa geral

Thursday, December 13th

{slider=06:00 pm | Conference by Michel Rigoni}

Cancelled

{/slider}

{slider=09:30 pm | Tuba recital by Sérgio Carolino}

Part I

  • Luigi Nono, Post-prae-ludium per Donau
  • Ricardo Sezudo, peça para tuba e electrónica ao vivo*

Part II

  • Elizabeth Raum, Will There Be A Time
  • Neal Corwell, Aboriginal Voices
  • Marc Steckar, Duo – Solo

* world premiere, comissioned by Jornadas Nova Música

Sérgio Carolino [biography]

sound projection and live electronics: Davide Tiso and Ricardo Sezudo

{/slider}

Friday, December 14th

{slider=06:00 pm | Conference by Peter O’Hagan}

Pierre Boulez piano music

Peter O’Hagan [biografia]

{/slider}

{slider=09:30 pm | Piano recital by Peter O’Hagan}

Pierre Boulez piano sonatas

Part I

  • Sonata nr 1
    • Lent
    • Assez large – Rapide
  • Sonata nr 3
    • Formant 1: Antiphonie
    • Formant 2: Constellation-Miroir
    • Formant 3: Trope

Part II

  • Sonata nr 2
    • Extrêmement rapide
    • Lent
    • Modéré, Presque vif
    • Vif

Peter O’Hagan [biografia]{/slider}

Sunday, December 16th

{slider=06:00 | Conference by Pedro Rocha}

Composição I (2001)

Pedro Rocha [biografia] {/slider}

{slider=21h30 | Electroacoustic music recital, with Pascal Gallois, bassoon}

I Parte

  • Miguel Azguime, Du Néant Qui Le Croit
  • José Manrique, Voz Oculta *

II Parte

  • Marco Stroppa, Hidinefte *
  • Pierre Boulez, Dialogue de l’ombre double , bassoon version*

* portuguese première

Pascal Gallois [biography] {/slider}

Monday, December 17th

{slider=06:00 pm | Conference by Miguel Azguime}

O ar do texto ou a forma do som

Miguel Azguime [biography]{/slider}

{slider=21h30 | Conference/Concert by Beat Furrer}

O compositor abordará algumas características da sua obra, ilustrando com exemplos ao vivo alguns pormenores das peças a apresentar.

Program:

  • Voicelessness. The snow has no voice, for solo piano
  • Music for Mallets, for percussion trio

with:
Isabel Sá, piano
Grupo de Percussão da Universidade de Aveiro | Bruno Estima, Helder Roque and Pedro Fernandes

{/slider}

Tuesday, December 18th

{slider=06:00 pm | Conference/Concert by Philippe Hurel}

With:
Ana Telles Antunes, piano and Hervé Trovel, percussion

Program:

  • Tombeau de G. Grisey (1999), for piano and percussion (excerpts)

* portuguese première

{/slider}

{slider=09:30 pm | Recital by Ana Telles Antunes, piano and Hervé Trovel, percussion}

Program

  • Pierre Boulez, Douze Notations
  • Olivier Messiaen, Prelude La Colombe
    • Regard des Hauteurs, from Vingt Regards sur l’Enfant Jésus
    • Catalogue d’ oiseaux  – L’alouette Lulu and L’ alouette Glandelle
  • Franco Donatoni, Omar
  • Philippe Hurel, Tombeau de G. Grisey *

* portuguese première

Ana Telles [biography]

Hervé Trovel [biography]

 {/slider}

Wednesday, Decembert 19th

{slider=06:00 pm | Roundtable discussion “Cultural Programming in Portugal” | Museu da República}

with António Pinho Vargas (moderador), Carlos de Pontes Leça, Fausto Neves e Miguel Azguime {/slider}

{slider=09:30 pm | Concerto da classe de composição de Nicolaus A. Huber, Folkwang Hochschule Essen}

Part I

  • Robin Hoffmann, Arnold S. (1)*
  • Luís Antunes Pena, Raumzeit**
  • Byung-Moo Lee, Ellipse (2)*

Part II

  • Sven Hermann, sprachlos (3)*
  • Roman Pfeifer, Drehpunkt um festes Grau**
  • Hannes Galette Seidl, er sucht sie (4)**
  • Holger Klaus, gehäutete Zeilen (5)*

* portuguese première
** world première

flute | Judith Müller (5)
oboe | Junko Miyahara (5)
clarinet | Sebastian Bongarz (1)
bassoon | Rebecca Hagen Sivri (5)
trombone | Andreas Roth (1,5)
piano | Hannes G. Seidl (1), Barbara Rojan (5)
violin | Sabine Baron (2,3), Rina Suzuki (2,3)
viola | Andres Mehne (3,5), Constanze Ahrendt (5)
cello | Christian Hacker (1,3,5)
Conductor | Holger Klaus (5){/slider}

Thursday, December 20th

{slider=06:00 pm | Conference by Vasco Negreiros}

Formação auditiva para o repertório do Século XX

Embora já estejamos no início do Século XXI, continua a haver, de uma forma geral, pouca actividade pedagógica voltada para as características do repertório do século passado, acima de tudo no que toca à Formação Auditiva.

Embora seja imprescindível que os alunos de música executem nos seus instrumentos repertório dos séculos XX e XXI, para que se possam aproximar dos gestos musicais contemporâneos, pode a Formação Auditiva, como cadeira própria ou inserida na actividade de turmas de Formação Musical ou de Prática de Conjunto, contribuir para a catalisação de processos de descoberta, possibilitando ainda experiências que as limitações dos respectivos instrumentos não permitiram a  cada um dos alunos envolvidos.

Nesta conferência, pretende-se demonstrar acima de tudo actividades de animação musical, como se diz na Alemanha, que possam dinamizar a vivência de aspectos preponderantes do repertório do século XX, de maneira que os estudantes não sintam a música a que se usa chamar «contemporânea» como algo que aconteceu em Viena ou em Darmstadt, ou unicamente como um jogo de especulação escrita, mas sim, como matéria viva e em transformação, nas mãos, na voz e no ouvido de todos nós músicos que a concretizamos.

Vasco Negreiros [biography]{/slider}

{slider=21h30 | Concerto da Orquestra do Estágio de Interpretação | Beat Furrer, direcção}

Part I

  • Óscar Graça, …interpolações e triângulos curvos **
  • Ricardo Ribeiro, Sem título**
  • Morton Feldman, For Frank O’Hara

Part II

  • César Oliveira, …a matéria incoerente e vertiginosa de que se compõem os sonhos **
  • Pedro Faria Gomes, Séptuor**
  • Pierre Boulez, Dérive

* portuguese première
** world première

conductor: Beat Furrer
Maestro Assistente: Artur Pinho{/slider}

{slider=21h30 | Concerto da classe de composição de Nicolaus A. Huber, Folkwang Hochschule Essen
Auditório de Serralves, Porto (Co-produção Fundação de Serralves)}

Part I

  • Robin Hoffmann, Arnold S. (1)
  • Luís Antunes Pena, Raumzeit
  • Byung-Moo Lee, Ellipse (2)

Part II

  • Sven Hermann, sprachlos (3)
  • Roman Pfeifer, Drehpunkt um festes Grau
  • Hannes Galette Seidl, er sucht sie (4)
  • Holger Klaus, gehäutete Zeilen (5)

flute | Judith Müller (5)
oboe | Junko Miyahara (5)
clarinet | Sebastian Bongarz (1)
bassoon | Rebecca Hagen Sivri (5)
trombone | Andreas Roth (1,5)
piano | Hannes G. Seidl (1), Barbara Rojan (5)
violin | Sabine Baron (2,3), Rina Suzuki (2,3)
viola | Andres Mehne (3,5), Constanze Ahrendt (5)
cello | Christian Hacker (1,3,5)
conductor | Holger Klaus (5){/slider}

Dia 21, Sexta-feira

{slider=21h30 | Concerto da Orquestra do Estágio de Interpretação | Beat Furrer, direcção
Auditório de Serralves – Porto}

I Parte

  • Óscar Graça, …interpolações e triângulos curvos (2001)
  • Ricardo Ribeiro, Sem título (
  • Morton Feldman, For Frank O’Hara (1973)

II Parte

  • César Oliveira, …a matéria incoerente e vertiginosa de que se compõem os sonhos (2001)
  • Pedro Faria Gomes, Séptuor (2000)
  • Pierre Boulez, Dérive (1984)

* portuguese première
** world première

Conductor: Beat Furrer
Maestro Assistente: Artur Pinho{/slider}

Master Classes

{slider=Master-Class by the musicologist Michel Rigoni | December 13th}

Cancelled

{/slider}

{slider=Master-Class by the soprano Ana Ester Neves | from December 13th to 16th}

09:30 am – 01:00 pm; 02:00 pm – 05:45 pm

O curso basear-se-á na exploração das relações texto/emoção, emoção/voz e voz/corpo, tendo como finalidade o aprofundar das capacidades interpretativas de cada aluno, através do enriquecimento técnico do colorido vocal.

Ana Ester Neves [biografia]

Jorge Ly, pianista acompanhador

{/slider}

{slider=Master-Class by the composer Miguel Azguime | from December 14th to 17th}

Composição electroacústica: análise e técnicas

10:00 am – 01:00 pm; 02:30 pm – 05:45 pm

1º Dia
Manhã: Genealogias estéticas e tecnológicas
Tarde:   Fundamentos tecnológicos, acústicos e psicoacústicos

2º Dia
Manhã: Novos modelos para a composição
Tarde:  Análise e práticas

3º Dia
Manhã: Composição electroacústica / Composição instrumental: referências cruzadas
Tarde:   Músicas mistas: o conceito da integração

4º Dia
Manhã: Orquestração electroacústica
Tarde:   Ambiente informático: “a mesa de trabalho virtual”

Miguel Azguime [biography]

{/slider}

{slider=Master-Class by the bassoonist Pascal Gallois | from December 16th to 18th}

10:00 am – 01:00 pm; 02:00 pm – 05:45 pm

A master class será baseada em todo o repertório de fagote, com especial ênfase no século XX, focando em profundidade questões técnicas e interpretativas do instrumento.

Pascal Gallois [biografia]

{/slider}

{slider=Master-Class pelo compositor Philippe Hurel | dias 18 e 19}

10:00 am – 01:00 pm; 02:30 pm – 05:45 pm

Manhã: análise de obras do próprio compositor
Tarde: análise de obras apresentadas pelos alunos

Philippe Hurel [biografia]

{/slider}

Estágio de Interpretação Nova Música

{slider=dias 13 a 22 de Dezembro}

Direcção do Estágio: Beat Furrer
Assistente: Artur Pinho

A orquestra de câmara é constituída por cerca de vinte e cinco jovens músicos, provenientes de várias escolas do país, que foram seleccionados e durante nove dias trabalham repertório completamente novo e duas obras de referência, com o maestro e os jovens compositores

flute | João Costa, Manuel Costa, Vera Pereira

oboe | Francisco Rocha

clarinet | Hélder Gonçalves, Pedro Nuno, João Santos

bassoon | Susana Dias

trompa | Marco Cardoso

trombone | Manuel Vieira

tuba | Gustavo Subida

percussion | Bruno Estima, Luiz Ferreira, Pedro Piedade, Hélder Roque, Luís Salgado, Isabel Silva

piano | Ana Luísa Monteiro, Ana Pessoa, Hugo Ribeiro, Isabel Sá*, Ana Queirós*

violin | Basílio Silva, Miguel Costa, José Pedro Henriques, Suzanna Lidegran*

viola | Raquel Bastos

cello | Fátima Neto

doublebass | Bruno Martins

* guest musicians {/slider}

Nova Música Prizes 2001

{slider=Composition}

Ricardo Ribeiro, Sem título

{/slider}

{slider=Interpretetion}

Hélder Gonçalves | clarinet

Vera Pereira | flute

{/slider}

Todas as actividades tiveram lugar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, salvo indicação contrária. 

{tab=Patrocínios}

ua        MINCULTura1        Deutscher Musikrat

{tab=Apoios}

serralves

centenario logo       pizzarte logo

Hotelaria do Alboi

{tab=Agradecimentos}

Reitoria da Universidade de Aveiro

Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro

Serviços de Acção Social da Universidade de Aveiro

Serviços Técnicos da Universidade de Aveiro

Fundação João Jacinto Magalhães

Blue Rent

Iberocar

Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo – Porto

Escola Superior de Música de Lisboa

Grupo de Percussão de Aveiro

Orquestra Filarmonia das Beiras

Öhmalone – José Miguel Pinto

Universal Edition

Intermúsica

Henry Lemoine

Casa Ricordi

Bährenreiter

Alphonse Leduc

Catarina Lélis{/tabs}

{slider=Ficha técnica}

Direcção Artística

Diana Ferreira, João Pais, Luís Pena

Direcção de Produção

Diana Ferreira, João Pais

Secretariado

Fundação João Jacinto de Magalhães – Rui Alvarenga

Gestão financeira

Fundação João Jacinto de Magalhães

Design

Catarina Lélis

Produção Web

Nuno Aragão

{/slider}