13 a 22 de Dezembro de 2000
Prefácio
As Jornadas Nova Música de Aveiro – 2000, pela sua continuidade e pelos objectivos que as caracterizam, vêm pela quarta vez evidenciar a importância que se deve dar a iniciativas dum pequeno grupo de músicos portugueses, desde que contribuam de uma forma concreta – através da apresentação de problemáticas e personalidades verdadeiramente representativas da música contemporânea europeia – para o desenvolvimento técnico e artístico de todos os jovens que aspiram em Portugal a um futuro profissional como compositores e/ou intérpretes competentes.
Que estas manifestações procuram transmitir e vivificar modalidades concretas duma “realidade sonora audível” (mesmo que seja incipiente e sem valorização imediata), e não congelar um “museu estatístico” da música portuguesa, é um facto que deveria levar todas as entidades oficiais e instituições responsáveis da cultura musical em Portugal, a reflectir seriamente sobre as verdadeiras prioridades.
Que as Jornadas Nova Música de Aveiro se vejam obrigadas automaticamente a adaptar-se a condições extremamente modestas é um facto que, já por si, prova que uma reflexão isenta sobre as verdadeiras prioridades está ainda longe de existir.
Mas tal condicionamento não impediu que o compositor Salvatore Sciarrino, cuja obra é uma das mais importantes no actual panorama musical italiano, venha a Aveiro.
Emmanuel Nunes
Introdução
As Jornadas Nova Música têm por objectivo a criação de um espaço onde músicos e público – compositores, intérpretes, musicólogos, e melómanos – possam partilhar o conhecimento da música, da arte, da cultura. Um conhecimento que se quer reflexo do nosso tempo, filtrado pela seriedade, espírito crítico e abertura. No fundo, uma vivência da contemporaneidade atenta ao que de novo surge, com consciência do passado, e intuição do futuro.
O programa que preparámos para a 4a edição das Jornadas Nova Música estende-se por dez dias, abrangendo as áreas da pedagogia, do debate, da criação e da interpretação. Como figura central desta edição e elo unificador da programação, convidámos o compositor Salvatore Sciarrino a partilhar connosco o seu saber. Poderemos ouvir uma amostra da sua extensa produção através dos concertos e recitais que decorrerão no âmbito das Jornadas. Pela primeira vez em Portugal, o singular e original compositor italiano apresentará a sua própria obra na Conferência/Concerto e, no plano pedagógico, jovens compositores poderão discutir as suas obras na Master Class de Composição.
O Estágio Nova Música reúne jovens intérpretes e compositores num trabalho conjunto, sob a orientação do experiente maestro e professor Edwin Roxburgh. Serão apresentadas cinco novas obras de jovens compositores portugueses, interpretadas por músicos oriundos de várias escolas do País. O trabalho dos ensaios, que decorrerão ao longo de quase uma semana, será apresentado ao público em concertos na Universidade de Aveiro, no Auditório Helena Sá e Costa do Porto, e no Solar dos Zagallos na Sobreda da Caparica.
As Master Classes são outro elemento essencial na programação das Jornadas, permitindo um contacto com músicos de nível excepcional que apenas pontualmente se dedicam ao ensino ou que ensinam em instituições estrangeiras. Assim, teremos Master Classes de Composição pelos compositores Emmanuel Nunes, e por Godfried-Willem Raes, (para além da já citada Master Class de S. Sciarrino) e de Flauta por István Matuz.
A música electroacústica inaugurará a programação de recitais das Jornadas. Componente essencial do pensamento musical dos últimos 50 anos, a música produzida por meios eléctricos, electrónicos ou informáticos, é hoje inseparável da música dita instrumental. As obras que programámos para este recital dão-nos uma panorâmica do trabalho realizado em alguns dos mais importantes estúdios de música electroacústica do mundo (WDR, RAI, Stanford, Laboratórios Bell, IRCAM). Quanto à música instrumental propriamente dita, e na sequência da programação dos anos anteriores, não esquecemos os músicos portugueses em início de carreira e convidámos o jovem e promissor violoncelista Pedro Neves a iniciar o ciclo de recitais instrumentais. Interpretará em primeira audição portuguesa obras fundamentais do repertório. Os recitais que se seguem são os dos conceituados intérpretes István Matuz (flauta) e Suzanna Lidegran (violino), onde serão dadas a ouvir obras de referência do repertório solista.
Não perdendo de vista o contacto com as instituições de ensino estrangeiras, vamos poder ouvir o Logos Ensemble com estudantes da Hogeschool Gent (Bélgica). Do programa fazem parte obras que utilizam meios electrónicos e cénicos, bem como instrumentos musicais fabricados pelo próprio compositor Godfried-Willem Raes.
Possuidor de um vasto repertório – que se estende desde o período Clássico até à actualidade – o jovem e já prestigiado Quartetto Prometeo (Itália) apresentar-nos-á a música de Sciarrino, de Scarlati, de Scelsi e de Kurtág.
O debate continua a ser um factor privilegiado nas Jornadas Nova Música. As questões que acompanham os sons da música de hoje são levantadas através das conferências dos compositores Salvatore Sciarrino, Godfried-Willem Raes e do musicólogo Paulo Ferreira de Castro. As tendências composicionais dos dois primeiros oradores e a estética musical serão os motes para a troca de ideias.
As Jornadas Nova Música nasceram de uma vontade conjunta de viver a música com a qual partilhamos o nosso tempo.
Deixemo-nos, pois, encantar por esta Nova Música!
A Organização
Programa geral
Wednesday, December 13th
{slider=21h30 | Electroacoustic Music Recital}
Part I
- Bruno Maderna, Notturno 1)
- György Ligeti, Artikulation
- Jean-Claude Risset, Mutations 1)
Part II
- Pedro Rocha, Caminho 2)
- György Ligeti, Glissandi
- John Chowning, Phoné
1) portuguese première
2) tape version world première
{/slider}
Thursday, December 14th
{slider=18h00 | Conference by Paulo Ferreira de Castro}
Composição e racionalidade
A “música contemporânea” (seja o que for que isso queira dizer hoje) é frequentemente acusada de ser excessivamente “racional”. Mas o que significa o adjectivo “racional” quando aplicado à música? A presente conferência pretende constituir uma abordagem preliminar a essa questão, numa perspectiva simultaneamente histórica, teórica e crítica.
Paulo Ferreira de Castro [biography]
{/slider}
{slider=09:30 pm | Recital por Pedro Neves, violoncelo | Igreja do Carmo, Aveiro}
Part I
- Luciano Berio, Les mots sont allés… 1)
- Wolfgang Fortner, Thema und Variationen für Violoncello solo 1)
- Witold Lutoslavsky, Sacher-Variationen 1)
- Helmut Lachenmann, Pression 1)
Part II
- Salvatore Sciarrino, Due Studi 1)
- Conrad Beck, Für Paul Sacher – Drei Epigramme für Violoncello solo 1)
- Henri Dutilleux, 3 Strophes sur le nom de Sacher 1)
1) portuguese première
Pedro Neves [biografia]
{/slider}
Saturday, December 16th
{slider=09:30 pm | Recital por István Matuz, flauta}
Part I
- A. Jolivet, Cinq Incantations
- I Pour accueillir les négociateurs
- IV Pour une communion sereine de l’être avec le monde
- V Aux funérailles du chef
- Luciano Berio, Sequenza I
- Salvatore Sciarrino, Come vengono prodotti gli incantesimi 1)
- S. Sciarrino, Canzona di ringraziamento 1)
Part II
- Fernando Lopes-Graça, Dois movimentos
- István Matuz, Four funny short studies
- Head joint/s footjoint
- Headlessness
- Duo for one flute
- Three flute pieces
- João Pedro Oliveira, Uma escada estreita
1) portuguese première
{/slider}
Sunday, December 17th
{slider=06:00 pm | Conference by Godfried-Willem Raes}
Músicas experimentais
A ideia desta conferência será o desenvolvimento da música no século XX. Ela irá definir uma história da música alternativa e anárquica, baseada na pesquisa da expressão humana, a sua necessidade e os seus pontos ideológicos e filosóficos fundamentais, relativos ao contexto cultural geral do turbulento século XX.
Godfried-Willem Raes irá analisar e comentar as diferentes novas músicas – futurismo, dada, John Cage, fluxus… –, as suas formas e conteúdos no ponto de vista académico actual da história da música.
Uma conferência que irá alargar os horizontes de qualquer pessoa interessada em música e história da cultura.
Godfried-Willem Raes [biografia]
{/slider}
{slider=09:30 pm | Recital by Suzanna Lidegran, violin}
Part I
- Emmanuel Nunes, Einspielung I
- Iannis Xenakis, Mikka
- I. Xenakis, Mikka “S”
Part II
- Salvatore Sciarrino, Sei Capricci 1)
- Cândido Lima, Oi in lov
1) portuguese première
Suzanna Lidegran [biography]
{/slider}
Monday, December 18th
{slider=16h30 | Conference by Leopold Verheyen}
Leo Verheyen [biography]
{/slider}
{slider=06:00 pm | Conference/Concert with Salvatore Sciarrino}
Obras para instrumento solo de Salvatore Sciarrino
O compositor discutirá a sua obra para instrumentos solistas, tendo como pontos de partida algumas peças do seu catálogo, de acordo com os pontos de vista acústico e de percepção global.
Exemplos ao vivo e execuções das obras serão dados pelos seguintes instrumentistas:
Karyn de Fleyt, flauta | L’orizzonte luminoso di Aton
Ricardo Leão, piano
Salvatore Sciarrino [biography]
{/slider}
{slider=09:30 pm | Recital pelo Quartetto Prometeo | Igreja do Carmo, Aveiro}
Part I
- Salvatore Sciarrino, Quarteto Nº 7 1)
- Giacinto Scelsi, Quarteto Nº 3 1)
Part II
- György Kurtág, Officium breve in memoriam Andreæ Szervánsky op. 28
- Salvatore Sciarrino, Ezercizi di tre stili. Altre elaborazioni da Domenico Scarlatti 1)
1) portuguese première
Quartetto Prometeo
Francesco Peverini – violino
Aldo Campagnari – violino
Carmelo Giallombardo – viola
Francesco Dillon – violoncelo
{/slider}
Tuesday, December 19th
{slider=09:30 pm | Concert by the Logos Ensemble with students from the Hogeschool Gent}
Program:
- Salvatore Sciarrino, L’orizzonte luminoso di Aton 2)
- Christian Wolff, Changing The System 2)
- Frederic Rzewski, Lullaby 2)
- Cornelius Cardew, The Great Learning, paragraph 6 2)
- Godfried-Willem Raes, Cues 2)
- Kristof Lauwers, New Theremin piece 1)
- Moniek Darge, Caete 2)
- Sessão de improvisação
1) world première
2) portuguese première
Logos Ensemble
Godfried-Willem Raes, conducting, live electronics
Moniek Darge, voice, live electronics, objects
Karin De Fleyt, flute, live electronics, objects
Joachim Brackx, voice, live electronics, objects
Hogeschool Gent’ Students
Vanessa De fauw, mezzo-soprano, objects
Eva Van de Voorde, bass clarinet, objects
Brent Wetters, flugelhorn, live electronics
Bruno De Busschere, ophicleide, live electronics
Kristof Lauwers, live electronics, objects
{/slider}
Wednesday, December 20th
{slider=04:30 | Recital by the Voice Master Class students}
Youri Reitman, acompanhador
{/slider}
{slider=09:30 pm | Concerto da Orquestra do Estágio de Interpretação | E. Roxburgh, direcção}
Part I
- Nuno Henriques, Um Espaço, duas Metamorfoses 1)
- André Rodrigues, Céu, Terra, Eternidade 1)
- Pedro Almeida, Três Velhas 1)
Part II
Entrega dos Prémios Nova Música de Interpretação
- Sérgio Pereira, Figura para 10 instrumentos 1)
- Salvatore Sciarrino, Introduzione all’oscuro 2)
1) world première
2) portuguese première
{/slider}
Thursday, December 21st
{slider=09:30 pm | Concerto da Orquestra do Estágio de Interpretação | E. Roxburgh, direcção [Porto]}
Auditório Helena Sá e Costa
Part I
- Nuno Henriques, Um Espaço, duas Metamorfoses
- André Rodrigues, Céu, Terra, Eternidade
- Pedro Almeida, Três Velhas
Part II
- Sérgio Pereira, Figura para 10 instrumentos
- Salvatore Sciarrino, Introduzione all’oscuro
{/slider}
Friday, December 22nd
{slider=21h00 | Concerto Orq. Estágio de Interpretação | E. Roxburgh, direcção [Sobreda da Caparica]}
Solar dos Zagallos
Part I
- Nuno Henriques, Um Espaço, duas Metamorfoses
- André Rodrigues, Céu, Terra, Eternidade
- Pedro Almeida, Três Velhas
Part II
- Sérgio Pereira, Figura for 10 instruments
- Salvatore Sciarrino, Introduzione all’oscuro
{/slider}
Estágio de Interpretação Nova Música
{slider=dias 14 a 22 de Dezembro}
Direcção do Estágio de Interpretação: Edwin Roxburgh
A Orquestra de Câmara do Estágio de Interpretação Nova Música é constituída por cerca de vinte e cinco jovens músicos, provenientes de várias escolas do País, que foram seleccionados e, durante nove dias, trabalharam repertório completamente novo com o maestro e os jovens compositores.
flute | Vera Pereira, Manuel Costa
oboe | Liliana Fernandes
clarinet | Hélder Gonçalves
bass clarinet | Paulo Temeroso
bassoon | Sandra Santos
saxophone | Gilberto Bernardes
horn | Marco Costa
trumpet | Luís Calhanas
trombone | Joaquim Oliveira
singing | Mafalda Lemos*
percussion | Aldovino Munguambe, Bruno Estima, Luiz Ferreira
piano | Isabel Sá*, Hugo Ribeiro
violin | Rodrigo Queirós, Gaspar Santos*
viola | Gisela Soares
cello | João Santos
doublebass | Helder Ramos, Renato Andrade
* guest musicians
{/slider}
Nova Música Prizes 2000
{slider=Composition}
Pedro Almeida, Três Velhas
{/slider}
{slider=Interpretation}
João Santos | cello
Aldovino Munguambe | percussion
{/slider}
Master Classes
{slider=Composition Master Class by Emmanuel Nunes | December 14th (morning)}
10:30 am – 01:30 pm
Este seminário incidirá sobre as obras apresentadas pelos alunos. O professor analisará e comentará os trabalhos propostos.
Emmanuel Nunes [biography]
{/slider}
{slider=Composition Master Class by Salvatore Sciarrino | December 17th}
10:00 am- 01:00 pm; 02:30 pm – 05:30 pm
Este seminário incidirá sobre as obras apresentadas pelos alunos. O professor analisará e comentará os trabalhos propostos, tendo em conta uma perspectiva técnica e estética.
Salvatore Sciarrino [biografia] {/slider}
{slider=Composition Master Class by Godfried-Willem Raes | dias 18 e 19}
10:00 am- 01:00 pm; 02:30 pm – 06:00 pm
Nesta master class, dirigida principalmente a compositores, Godfried-Willem Raes irá explicar e comentar a sua pesquisa pessoal na composição e em métodos composicionais. Desde os últimos 15 anos, a sua pesquisa tem-se centrado em dois temas principais, que serão focados:
- A pesquisa sobre a expressão humana e a necessidade da construção de instrumentos de acordo com esse ponto de vista;
- A possibilidade de usar computadores e técnicas avançadas de programação tais como multi-tarefas e multi-canais para conseguir um método verdadeiramente interactivo de composição assistida por computador.
Conhecimentos básicos de algoritmos de informática e de composição assistida por computador serão úteis nesta master class.
Serão dadas várias demonstrações e exemplos de composição algorítmica interactiva em tempo real.
Godfried-Willem Raes [biografia]
{/slider}
{slider=Flute Master Class by István Matuz | from December 14th to 16th}
10:00 am- 12:30 pm; 02:00 pm – 05:30 pm
A Master-Class será baseada em todo o repertório da flauta, com especial ênfase no Séc. XX, focando em profundidade questões técnicas e acústicas do instrumento.
{/slider}
{tab=Patrocínio}
{tab=Apoios}
{tab=Agradecimentos}
Reitoria da Universidade de Aveiro
Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
Fundação João Jacinto de Magalhães
Serviços de Acção Social da Universidade de Aveiro
Serviços Técnicos da Universidade de Aveiro
Istituto Italiano di Cultura in Portogallo
Hotel Arcada
Hotelaria do Alboi
Hotel Moliceiro
Hotel As Américas
Canteiro Florido
Inatel
Intervisa
Blue Rent
Iberocar
Ricordi
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo | Porto
Escola Superior de Música de Lisboa
Escola Profissional de Música de Almada
Teatro Helena Sá e Costa
Região de Turismo – Rota da Luz
Musicoteca
Casa dos Músicos
Intermúsica
Martelo Eléctrico
Papelaria Zona Escolar
Copipronto{/tabs}
{slider=Ficha Técnica}
Direcção Artística
Diana Ferreira, João Pais, Luís Pena
Produção
João Pais
Secretariado
Ricardo Guerreiro
Paulo Martins
Gestão Financeira
Fundação João Jacinto de Magalhães
Design
Guilherme Santos
Produção web
Luís Pena
{/slider}