Menu Fechar

A_S 2024 [ca] Aveiro Listening: by Cutileiro

Quinta-feira, 30 de Maio | 17h00
Cais do Sal

Tiago Cutileiro (1967) | Aveiro Listening [2024]


“Wherever we go we will give our ears priority” – Hildegard Westerkamp


Aveiro Listening é um passeio sonoro real e fictício e, simultaneamente, uma deambulação mental efectiva e imaginária que, como quase todas as variantes deste formato artístico (o soundwalk), procura (re)activar a escuta (externa e interna) como gesto contemplativo primordial, por oposição à hegemonia opressora da visão.
Neste caso, o autor usa o som de Aveiro, em diversos espaços e tempos, interpondo com a sua (idealmente ausente, mas realmente inevitável) presença. Desta forma, as três presenças essenciais para a existência da obra – a do artista, a do espectador, e a da cidade de Aveiro – são assumidas como elementos participantes, dinâmicos e integrantes do objecto artístico, realçando a vivência de uma cidade como um acto estético e sempre subjectivo.
T. C.

O “percurso sonoro” estará disponível, pela primeira vez, no dia 30 de Maio, sendo apresentado pelo próprio compositor. Os materiais estarão disponíveis a partir desse mesmo dia, para que qualquer pessoa possa aceder-lhes através dos seus dispositivos electrónicos móveis, fruindo-os com auriculares/auscultadores, a partir de caminha-aural.eu .

* estreia absoluta; encomenda da Arte no Tempo, financiada pela Direcção-Geral das Artes