Menu Fechar

Aveiro_Síntese 2002

banner2

banner2

1º festival internacional de música electroacústica

16 a 22 de Julho de 2002

Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
Grande Auditório

Dia 16, Segunda-feira

{slider=19h00 | Concerto I | com Philipp Kolb, trompete}

obras de P. Schaeffer, F. Pires e de jovens compositores portugueses

Philipp Kolb, trompete

Programa:

  • Pierre Schaeffer, Quatre études de bruits | 2 canais (1948, rev. 1971) ca 12′ 1)
  • Filipe Pires, Litania, para fita magnética | 2 canais (1972) 2)
  • Diana Ferreira, Moldura II, para fita magnética | 2 canais (1998) ca 8′
  • Luís Pena, Klangspiegel, para trompete e fita magnética | 4 canais (2002) ca 20′ 3)

1) peça histórica
2) peça portuguesa
3) estreia absoluta

{/slider}

{slider=22h00 | Concerto II | com Miguel Azguime}

obras de L. Berio, M. Azguime e selecção elaborada por Miguel Azguime (Miso Music Portugal)

Miguel Azguime, voz e percussão
Perseu Mandillo, assistente musical
Ágata Mandillo, difusão sonora
Técnica Miso Studio

Programa:

Parte I

  • Luciano Berio, Thema, omaggio a Joyce, para fita magnética | 2 canais (1958) ca 6′ 1)
  • Trevor Wishart, American Triptych, para fita magnética | 2 canais (1999) ca 15′ 3)

Parte II

  • Miguel Azguime, O ar do texto opera a forma do som interior, poesia sonora, elect. tempo real | 6 canais (2001/02) ca 35′ 2)

1) peça histórica
2) peça portuguesa
3) peça escolhida por Miguel Azguime

{/slider}

{slider=23h45 | Concerto nocturno I | @c + lia}

[espaço Olaria]

{/slider}

Dia 17, Quarta-feira

{slider=22h00 | Concerto III}

obras de K. Stockhausen, E. Nunes e selecção elaborada por Emmanuel Nunes

Programa:

Parte I

Parte II

  • Emmanuel Nunes, 73 – Öldorf – 75, para fita magnética | 6 canais (1973/75) 2)

1) peça histórica

2) peça portuguesa

3) peça escolhida por Emmanuel Nunes

{/slider}

Dia 18, Quinta-feira

{slider=22h00 | Concerto IV}

obras de H. Eimert, J. Rafael e selecção elaborada por Folkmar Hein (TU-Berlin – Alemanha)

Parte I

  • Hans TutschkuEikasia, para fita magnética | 8 canais (1999) 12’ 15’’ 3)
  • Ludger BrümmerInferno der Stille, para fita magnética | 8 canais (2000) 23’ 30’’ 3)

Parte II

  • Wilfried JentzschPaysages lointains, para fita magnética | 4 canais (2000) ca 12’ 3) 4)
  • João RafaelOmbres Croisées, para fita magnética | 8 canais (1990/98) 20’ 20’’ 2)

Parte III

  • André RuschkowskiCento, para fita magnética | 2 canais  08’ 03’’ 3)
  • Ralf OllertzPyrócua, para fita magnética | 2 canais (1994) 07’ 35’’ 3) 4)
  • Herbert EimertEpitaph Für Aikichi Kuboyama, para fita magnética | 4 canais (1962) 23′ 20” 1)

1) peça histórica – difusão de João Rafael

2) peça portuguesa

3) selecção elaborada por Folkmar Hein [TU-Berlin, Alemanha]; peças em primeira audição em Portugal

4) primeira audição em Portugal

{/slider}

Dia 19, Sexta-feira

{slider=19h00 | Concerto V | com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa}

obras de B. Maderna, J. P. Oliveira e selecção de M. C. De Amicis (Ist. Gramma – Itália)

Grupo de Música Contemporânea de Lisboa [GMCL]

Carlos Franco, direcção

Parte I

  • Bruno Maderna, Dimensioni II – Invenzione su una voce, para fita, sobre a voz de Cathy Berberian | 2 canais (1960) ca 11’ 1)
  • Maria Cristina De Amicis, La voce del poeta, para fita magnética | 2 canais (2002) ca 8’ 3)
  • Antonio Doro, A VY (…) Ma Noi Potremmo?, para fita magnética | 2 canais (1996, rev. 2002) ca 7’ 3)

Parte II

  • Andrea Nicoli, Strati Sottili – Infranti – Muovono, para fita magnética | 2 canais (2000) ca 6′ 3)
  • Michelangelo Lupone, Forma del respiro, para fita magnética | 2 canais (1993) ca 8′ 3)
  • João Pedro Oliveira, Íris, para clarinete, piano, violino, violoncelo e fita magnética | 2 canais (2001) 2)

1) peça histórica

2) peça portuguesa

3) selecção elaborada por Maria Cristina De Amicis [Istituto Gramma – Itália]; peças em primeira audição em Portugal

GMCL apoiado pelo IPAE/MC

{/slider}

{slider=22h00 | Concerto VI | com Henk van Twillert, saxofone barítono}

obras de J. Chowning, I. Soveral e selecção elaborada por J. Chowning (CCRMA – EUA)

Parte I

  • Michael McNabb, Dreamsong, para fita magnética | 4 canais 9’20” 3)
  • Gareth Loy, Nekia, para fita magnética | 4 canais (1979) ca 10′ 3)
  • John Chowning, Turenas, para fita magnética | 4 canais (1972) ca 10′ 1)

Parte II

  • Michael McNabb, Mars Suite, para fita magnética | 4 canais ca 15′ 3)
  • Isabel Soveral, Anamorphoses VI, para saxofone e fita | 2 canais (2000/2001) ca 10′ 2)

1) peça histórica – primeira audição em Portugal

2) peça portuguesa – primeira audição em Portugal

3) selecção elaborada por John Chowning [CCRMA – Stanford, EUA]; peças em primeira audição em Portugal

Henk Van Twillert [biografia]

{/slider}

Dia 20, sábado

{slider=22h00 | Concerto VII}

obras de P. Henry, A. Sousa Dias e selecção elaborada por J.-C. Risset (CNRS – França)

Parte I

  • Daniel TeruggiFugitives voix, para fita magnética (2 canais) – 1997 – ca 17′ 3) 4)
  • António de Sousa DiasQuand trois poules vont au champ, para fita magnética | 2 canais (2002) ca 6’ 2)

Parte II

  • Georges BoeufPluie d’or, para fita magnética | 2 canais (1987) 8’40” 3) 4)
  • Horacio VaggionePréludes suspendus, para fita magnética | 4 canais (2000) 9’50” 3)
  • Pierre Henry – Le Voile d’Orphée, para fita magnética | 2 canais (1953) ca 15’30” 1)

1) peça histórica

2) peça portuguesa

3) selecção elaborada por Jean-Claude Risset [CNRS – Marselha, França]

4) primeira audição em Portugal

{/slider}

Dia 21, domingo

{slider=22h00 | Concerto VIII}

obras de H. Pousseur, J. Peixinho e selecção elaborada por G.-W. Raes (Stichting Logos, Bélgica)
  • Henry Pousseur – Scambi, para fita magnética | 2 canais (1957) 1)
  • Jorge PeixinhoElegia a Amílcar Cabral, para fita magnética  2)
  • Godfried-Willem RaesCounting Down to 747, versão para fita | 2 canais (1998) 13’ 04’’ 4)
  • Nicholas VirgoWesterlies, para fita magnética | 2 canais (2000) 12’ 03’’ 3) 5)
  • Pedro RebeloForking Paths Virtual Mix, para fita magnética | 2 canais (1996) 12’ 18’’ 3)
  • Kristof Lauwers & Laura Maes – Kitch ‘n Glitch, para fita magnética | 2 canais (2001) 17’  3) 4)

1) peça histórica

2) peça portuguesa

3) selecção elaborada por Godfried-Willem Raes [Stichting Logos – Bélgica]

4)1ª audição em Portugal

5) estreia absoluta

{/slider}

Dia 22, segunda-feira

{slider=22h00 | Concerto IX | com A. Pires, piano; J. Ly, soprano; C. Silva, guitarra; C. Canhoto, saxofone}

obras de J.-C. Risset, P. Rocha e de jovens compositores portugueses

Ana Pires, piano

Joaquina Ly, soprano

César Silva, guitarra

Carlos Canhoto, saxofone

Parte I

  • Elsa FilipeAurius, para guitarra e electrónica em tempo real (2002) ca 13′ 3)
  • Pedro RochaDual, para piano e fita magnética | 2 canais (1988, rev. 1995) ca 10′ 2)
  • Jean-Claude RissetInharmonique, para soprano e fita | 2 canais (1977) ca 14’ 30’’ 1)

Parte II

  • Eduardo PatriarcaPour que une fée s’enchante, para piano e fita | 2 canais (2002) ca 22′
  • José Carlos Sousa – Contemplação II, para saxofone alto e fita magnética (2002) ca 10′  3)

1) peça histórica, 1ª audição em Portugal

2) peça portuguesa

3) estreia absoluta

{/slider}

{slider=23h45m | Concerto nocturno II | Paulo Raposo; João Pinto}

Parte I

Paulo Raposo

Pate II

João Castro Pinto

{/slider}

Sessões públicas com os compositores

{slider=16 a 22 de Julho}

Com o objectivo de promover a reflexão sobre o fenómeno criativo e de aproximar o público da música proposta no festival, grande parte dos autores portugueses tocados neste festival fez uma sessão de apresentação das obras, na qual expos algumas das ideias que se encontram na base da composição das mesmas, reservando-se ainda um espaço para responder a eventuais questões colocadas pelo público.

dia 16 | 18h00 | Miguel Azguime

dia 17 | 18h00 | Luís Antunes Pena

dia 18 | 18h00 | João Rafael

dia 19 | 18h00 | João Pedro Oliveira

dia 20 | 18h30 | António de Sousa Dias

dia 21 | 17h30 | José Carlos Sousa

dia 22 | 17h30 | Eduardo Patriarca

dia 22 | 18h30 | Pedro Rocha

{/slider}

Seminário de Composição por João Rafael

{slider=17 a 21 de Julho}

O compositor João Rafael analisa obras suas e de outros compositores, com e sem electroacústica. Tais análises servem de ponto de partida para a discussão de variadas problemáticas da composição.

No dia 18, no contexto do concerto a realizar à noite, é abordada a obra Epitaph für Aikichi Kuboyama, de Herbert Eimert.

Os alunos presentes poderão apresentar trabalhos próprios para discussão. Diariamente será ainda reservado um espaço para análise e comentários de peças apresentadas pelos alunos do seminário.

{/slider}

{tab=patrocínios}

MINCULTura1          ipae          cma

{tab=apoio}

olaria     pizzarte logo     centenario logo    

 

gretua              Miso Music             casa juventude      gemeocores     

oaveiro-logo-p1

{tab=agradecimentos}

Conservatório de Música de Aveiro

Associação Musical das Beiras

Águas S. Cristóvão

Hotel Afonso V

Intermúsica

~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~

João Martins

Ana Luísa Oliveira

Francisco Vaz da Silva | ACAV

Pedro Sottomayor

{/tabs}

{slider=Ficha técnica}

Direcção Artística

Diana Ferreira

Produção

Carlos Rodrigues

Design

Catarina Lélis

Spot televisivo

Paulo Casimiro

Produção Web

Nuno Inácio e Paulo Casimiro

Assistentes de Produção e Montagem

Mara Bernardes, Carolina Rodrigues, Paulo Calvão Silva

Tecnologia informática e sonorização

Miso Studio

Luzes

Pedro Sottomayor e Mara Bernardes

{/slider}