1º festival internacional de música electroacústica
16 a 22 de Julho de 2002
Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
Grande Auditório
Dia 16, Segunda-feira
{slider=19h00 | Concerto I | com Philipp Kolb, trompete}
obras de P. Schaeffer, F. Pires e de jovens compositores portugueses
Philipp Kolb, trompete
Programa:
- Pierre Schaeffer, Quatre études de bruits | 2 canais (1948, rev. 1971) ca 12′ 1)
- Filipe Pires, Litania, para fita magnética | 2 canais (1972) 2)
- Diana Ferreira, Moldura II, para fita magnética | 2 canais (1998) ca 8′
- Luís Pena, Klangspiegel, para trompete e fita magnética | 4 canais (2002) ca 20′ 3)
1) peça histórica
2) peça portuguesa
3) estreia absoluta
{/slider}
{slider=22h00 | Concerto II | com Miguel Azguime}
obras de L. Berio, M. Azguime e selecção elaborada por Miguel Azguime (Miso Music Portugal)
Miguel Azguime, voz e percussão
Perseu Mandillo, assistente musical
Ágata Mandillo, difusão sonora
Técnica Miso Studio
Programa:
Parte I
- Luciano Berio, Thema, omaggio a Joyce, para fita magnética | 2 canais (1958) ca 6′ 1)
- Trevor Wishart, American Triptych, para fita magnética | 2 canais (1999) ca 15′ 3)
Parte II
- Miguel Azguime, O ar do texto opera a forma do som interior, poesia sonora, elect. tempo real | 6 canais (2001/02) ca 35′ 2)
1) peça histórica
2) peça portuguesa
3) peça escolhida por Miguel Azguime
{/slider}
{slider=23h45 | Concerto nocturno I | @c + lia}
[espaço Olaria]
{/slider}
Dia 17, Quarta-feira
{slider=22h00 | Concerto III}
obras de K. Stockhausen, E. Nunes e selecção elaborada por Emmanuel Nunes
Programa:
Parte I
- Karlheinz Stockhausen, Telemusik, para fita magnética| 2 canais (1966) ca 17′ 30” 1)
- Luciano Berio, Visage, para fita magnética | 2 canais (1961/81) ca 21′ 3)
Parte II
- Emmanuel Nunes, 73 – Öldorf – 75, para fita magnética | 6 canais (1973/75) 2)
1) peça histórica
2) peça portuguesa
3) peça escolhida por Emmanuel Nunes
{/slider}
Dia 18, Quinta-feira
{slider=22h00 | Concerto IV}
obras de H. Eimert, J. Rafael e selecção elaborada por Folkmar Hein (TU-Berlin – Alemanha)
Parte I
- Hans Tutschku – Eikasia, para fita magnética | 8 canais (1999) 12’ 15’’ 3)
- Ludger Brümmer – Inferno der Stille, para fita magnética | 8 canais (2000) 23’ 30’’ 3)
Parte II
- Wilfried Jentzsch – Paysages lointains, para fita magnética | 4 canais (2000) ca 12’ 3) 4)
- João Rafael – Ombres Croisées, para fita magnética | 8 canais (1990/98) 20’ 20’’ 2)
Parte III
- André Ruschkowski – Cento, para fita magnética | 2 canais 08’ 03’’ 3)
- Ralf Ollertz – Pyrócua, para fita magnética | 2 canais (1994) 07’ 35’’ 3) 4)
- Herbert Eimert – Epitaph Für Aikichi Kuboyama, para fita magnética | 4 canais (1962) 23′ 20” 1)
1) peça histórica – difusão de João Rafael
2) peça portuguesa
3) selecção elaborada por Folkmar Hein [TU-Berlin, Alemanha]; peças em primeira audição em Portugal
4) primeira audição em Portugal
{/slider}
Dia 19, Sexta-feira
{slider=19h00 | Concerto V | com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa}
obras de B. Maderna, J. P. Oliveira e selecção de M. C. De Amicis (Ist. Gramma – Itália)
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa [GMCL]
Carlos Franco, direcção
Parte I
- Bruno Maderna, Dimensioni II – Invenzione su una voce, para fita, sobre a voz de Cathy Berberian | 2 canais (1960) ca 11’ 1)
- Maria Cristina De Amicis, La voce del poeta, para fita magnética | 2 canais (2002) ca 8’ 3)
- Antonio Doro, A VY (…) Ma Noi Potremmo?, para fita magnética | 2 canais (1996, rev. 2002) ca 7’ 3)
Parte II
- Andrea Nicoli, Strati Sottili – Infranti – Muovono, para fita magnética | 2 canais (2000) ca 6′ 3)
- Michelangelo Lupone, Forma del respiro, para fita magnética | 2 canais (1993) ca 8′ 3)
- João Pedro Oliveira, Íris, para clarinete, piano, violino, violoncelo e fita magnética | 2 canais (2001) 2)
1) peça histórica
2) peça portuguesa
3) selecção elaborada por Maria Cristina De Amicis [Istituto Gramma – Itália]; peças em primeira audição em Portugal
GMCL apoiado pelo IPAE/MC
{/slider}
{slider=22h00 | Concerto VI | com Henk van Twillert, saxofone barítono}
obras de J. Chowning, I. Soveral e selecção elaborada por J. Chowning (CCRMA – EUA)
Parte I
- Michael McNabb, Dreamsong, para fita magnética | 4 canais 9’20” 3)
- Gareth Loy, Nekia, para fita magnética | 4 canais (1979) ca 10′ 3)
- John Chowning, Turenas, para fita magnética | 4 canais (1972) ca 10′ 1)
Parte II
- Michael McNabb, Mars Suite, para fita magnética | 4 canais ca 15′ 3)
- Isabel Soveral, Anamorphoses VI, para saxofone e fita | 2 canais (2000/2001) ca 10′ 2)
1) peça histórica – primeira audição em Portugal
2) peça portuguesa – primeira audição em Portugal
3) selecção elaborada por John Chowning [CCRMA – Stanford, EUA]; peças em primeira audição em Portugal
{/slider}
Dia 20, sábado
{slider=22h00 | Concerto VII}
obras de P. Henry, A. Sousa Dias e selecção elaborada por J.-C. Risset (CNRS – França)
Parte I
- Daniel Teruggi – Fugitives voix, para fita magnética (2 canais) – 1997 – ca 17′ 3) 4)
- António de Sousa Dias – Quand trois poules vont au champ, para fita magnética | 2 canais (2002) ca 6’ 2)
Parte II
- Georges Boeuf – Pluie d’or, para fita magnética | 2 canais (1987) 8’40” 3) 4)
- Horacio Vaggione – Préludes suspendus, para fita magnética | 4 canais (2000) 9’50” 3)
- Pierre Henry – Le Voile d’Orphée, para fita magnética | 2 canais (1953) ca 15’30” 1)
1) peça histórica
2) peça portuguesa
3) selecção elaborada por Jean-Claude Risset [CNRS – Marselha, França]
4) primeira audição em Portugal
{/slider}
Dia 21, domingo
{slider=22h00 | Concerto VIII}
obras de H. Pousseur, J. Peixinho e selecção elaborada por G.-W. Raes (Stichting Logos, Bélgica)
- Henry Pousseur – Scambi, para fita magnética | 2 canais (1957) 1)
- Jorge Peixinho – Elegia a Amílcar Cabral, para fita magnética 2)
- Godfried-Willem Raes – Counting Down to 747, versão para fita | 2 canais (1998) 13’ 04’’ 4)
- Nicholas Virgo – Westerlies, para fita magnética | 2 canais (2000) 12’ 03’’ 3) 5)
- Pedro Rebelo – Forking Paths Virtual Mix, para fita magnética | 2 canais (1996) 12’ 18’’ 3)
- Kristof Lauwers & Laura Maes – Kitch ‘n Glitch, para fita magnética | 2 canais (2001) 17’ 3) 4)
1) peça histórica
2) peça portuguesa
3) selecção elaborada por Godfried-Willem Raes [Stichting Logos – Bélgica]
4)1ª audição em Portugal
5) estreia absoluta
{/slider}
Dia 22, segunda-feira
{slider=22h00 | Concerto IX | com A. Pires, piano; J. Ly, soprano; C. Silva, guitarra; C. Canhoto, saxofone}
obras de J.-C. Risset, P. Rocha e de jovens compositores portugueses
Ana Pires, piano
Joaquina Ly, soprano
César Silva, guitarra
Carlos Canhoto, saxofone
Parte I
- Elsa Filipe – Aurius, para guitarra e electrónica em tempo real (2002) ca 13′ 3)
- Pedro Rocha – Dual, para piano e fita magnética | 2 canais (1988, rev. 1995) ca 10′ 2)
- Jean-Claude Risset – Inharmonique, para soprano e fita | 2 canais (1977) ca 14’ 30’’ 1)
Parte II
- Eduardo Patriarca – Pour que une fée s’enchante, para piano e fita | 2 canais (2002) ca 22′
- José Carlos Sousa – Contemplação II, para saxofone alto e fita magnética (2002) ca 10′ 3)
1) peça histórica, 1ª audição em Portugal
2) peça portuguesa
3) estreia absoluta
{/slider}
{slider=23h45m | Concerto nocturno II | Paulo Raposo; João Pinto}
Parte I
Pate II
{/slider}
Sessões públicas com os compositores
{slider=16 a 22 de Julho}
Com o objectivo de promover a reflexão sobre o fenómeno criativo e de aproximar o público da música proposta no festival, grande parte dos autores portugueses tocados neste festival fez uma sessão de apresentação das obras, na qual expos algumas das ideias que se encontram na base da composição das mesmas, reservando-se ainda um espaço para responder a eventuais questões colocadas pelo público.
dia 16 | 18h00 | Miguel Azguime
dia 17 | 18h00 | Luís Antunes Pena
dia 18 | 18h00 | João Rafael
dia 19 | 18h00 | João Pedro Oliveira
dia 20 | 18h30 | António de Sousa Dias
dia 21 | 17h30 | José Carlos Sousa
dia 22 | 17h30 | Eduardo Patriarca
dia 22 | 18h30 | Pedro Rocha
{/slider}
Seminário de Composição por João Rafael
{slider=17 a 21 de Julho}
O compositor João Rafael analisa obras suas e de outros compositores, com e sem electroacústica. Tais análises servem de ponto de partida para a discussão de variadas problemáticas da composição.
No dia 18, no contexto do concerto a realizar à noite, é abordada a obra Epitaph für Aikichi Kuboyama, de Herbert Eimert.
Os alunos presentes poderão apresentar trabalhos próprios para discussão. Diariamente será ainda reservado um espaço para análise e comentários de peças apresentadas pelos alunos do seminário.
{/slider}
{tab=patrocínios}
{tab=apoio}
{tab=agradecimentos}
Conservatório de Música de Aveiro
Águas S. Cristóvão
~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~
João Martins
Ana Luísa Oliveira
Francisco Vaz da Silva | ACAV
Pedro Sottomayor
{/tabs}
{slider=Ficha técnica}
Direcção Artística
Produção
Carlos Rodrigues
Design
Catarina Lélis
Spot televisivo
Paulo Casimiro
Produção Web
Nuno Inácio e Paulo Casimiro
Assistentes de Produção e Montagem
Mara Bernardes, Carolina Rodrigues, Paulo Calvão Silva
Tecnologia informática e sonorização
Miso Studio
Luzes
Pedro Sottomayor e Mara Bernardes
{/slider}