Menu Fechar

Curso Livre de Músicas Modernas e Contemporâneas

CLMMC-cartazlow

Outubro 2016 – Abril 2017 | 5as feiras :: 17h00

Atelier Pompílio Souto (Auditório) | Aveiro
6 módulos | 24 sessões

Destinado a um público jovem e adulto interessado em alargar os seus conhecimentos sobre música ocidental de tradição erudita, a presente actividade surge sem a pretensão de explorar exaustivamente toda a música dos século XX e inícios de XXI. Pretende-se antes uma leitura de momentos essenciais da história da música ocidental mais recente, de tradição erudita, tomando como ponto de partida a análise de elementos de continuidade e de ruptura do final do século XIX, sempre com vista a uma plena fruição da arte musical.

O público alvo não necessita de ter desenvolvido previamente quaisquer aprendizagens formais em música. É-lhe apenas pedida predisposição para escutar e abertura para o novo, isto é, uma libertação de preconceitos e a disponibilidade para mergulhar num novo mundo de sons e sentidos.

Generosamente ilustradas com exemplos musicais (através de excertos de registos áudio ou vídeo das obras em discussão), por vezes complementados com iconografia variada e com a devida referência a acontecimentos socio-políticos (assim como a objectos de diferentes formas de expressão artística) que com as obras musicais em debate partilharam o tempo e o espaço, estas sessões de 120 minutos têm como principal objectivo motivar para a escuta do repertório contemporâneo e, consequentemente e em última instância, promover a aproximação do público à criação musical do seu tempo.

Para que possa ser criada uma ligação entre o espaço das sessões e a programação disponível em território nacional, as obras em destaque serão, sempre que possível, adequadas à oferta disponível, sem prejuízo das linhas orientadoras previamente definidas.

2016

Introdução à linguagem musical
Sessão 01 | 20 Outubro – Elementos de linguagem musical
Sessão 02 | 27 Outubro – Elementos de linguagem musical
Sessão 03 | 03 Novembro – Liszt (1811–66)/ Wagner (1813–83)/ Mahler (1860–1960)

Segunda escola de Viena

Sessão 04 | 10 Novembro – Arnold Schönberg (1874–1951)
Sessão 05 | 17 Novembro – “Verein für Musikalische Privataufführungen” (sociedade de concertos privada)
Sessão 06 | 24 Novembro – Alban Berg (1885–1935) e Anton Webern (1883–1945)

2017

Outros Modernismos
Sessão 07 | 05 Janeiro – Claude Debussy (1862–1918)
Sessão 08 | 12 Janeiro – Igor Stravinsky (1882–1971)
Sessão 09 | 19 Janeiro – Bela Bartok (1881–1945)
Sessão 10 | 26 Janeiro – Edgard Varèse (1883–1965)

Pós-Guerra
Sessão 11 | 02 Fevereiro – Olivier Messiaen (1908–1992)
Sessão 12 | 09 Fevereiro – Darmstadt: P. Boulez (1927–2016) // K. Stockhausen (1928–2007)
Sessão 13 | 16 Fevereiro – Bruno Maderna (1920-73) // Luciano Berio (1925–2003) // Luigi Nono (1924–1990)
Sessão 14 | 23 Fevereiro – As Américas de Carter (1908–2012), de Babbitt (1916) e de Cage (1912–92)
Sessão 15 | 02 Março –  Fluxus // Minimalismos // Feldman (1926–1987) // Nova Complexidade
Sessão 16 | 09 Março – Músicas electroacústicas

Música de hoje
Sessão 17 | 16 Março – Música concreta instrumental vs estética do ruído:
                                    Helmut Lachenmann (1935–) e os compositores do séc. XXI
Sessão 18 | 23 Março – Espectralismo: G. Grisey (1946–1998) // T. Murail (1947–)
Sessão 19 | 30 Março – Espiritualidade e tecnologia: Jonathan Harvey (1939–2012)
Sessão 20 | 06 Abril – No limiar do silêncio: Salvatore Sciarrino (1947–)
Sessão 21 | 20 Abril – Música-cena: Georges Aperghis (1945–)
Sessão 22 | 27 Abril – Diferença e repetição: Beat Furrer (1954–)

Realidades portuguesas
Sessão 23 | 04 Maio – Modernismo em Portugal
Sessão 24 | 11 Maio – No tempo da Fundação Calouste Gulbenkian

actividade orientada por Diana Ferreira 

inscriçõesaté 07 de Outubro de 2016


Propinas


  • prestação única de 200 euros ou
  • 
38 euros X 6 (até ao dia 15 dos meses de Outubro, Novembro, Janeiro, Fevereiro, Março e Abril)

+ informação: ser-educativo[@]artenotempo[.]pt

Scroll Up