Menu Fechar

Filipe Pires

Compositor, pianista e musicógrafo, Filipe Pires (Lisboa, 1934 – Porto, 2015) concluiu os estudos musicais no Conservatório Nacional em Piano e Composição (onde foi discípulo de Artur Santos, Lúcio Mendes e Croner de Vasconcellos), encetando, numa primeira fase, uma notável carreira como pianista (digressões por Portugal, Alemanha, Áustria, Bélgica e Dinamarca), ao mesmo tempo que aperfeiçoa os seus estudos na Academia de Música e Teatro de Hamburgo.
Paulatinamente, abandona a carreira de intérprete, em favor de dedicação à criação musical. Crítico musical na imprensa, conferencista e orientador de cursos vários de análise, frequentou os afamados encontros de Darmstadt (Boulez, Stockhausen), estudou composição dodecafónica em Berlim e, mais tarde, nos carismáticos estúdios de música electrónica parisienses, música concreta com o não menos carismático Pierre Schaeffer. De entremeio, foi professor do Conservatório de Música do Porto (ocupando o lugar deixado por Cláudio Carneyro, de quem foi biógrafo), no seu congénere lisboeta (do qual foi director) foi membro da Comissão Instaladora da Escola Superior de Música do Porto, onde leccionou até à sua aposentação. Foi, ainda, presidente da Juventude Musical Portuguesa, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Autores e director artístico da Orquestra Nacional do Porto e realizou funções de Especialista de Música no Secretariado Internacional da UNESCO, em Paris, com missões oficiais na Europa, África e América Latina, numa tarefa que lhe viria a proporcionar um vasto contacto com outras culturas musicais, que muito lhe serviram de inspiraram a várias obras que à época concretizou. Pela importância e excelência do seu trabalho, foi galardoado com o Prémio Almada do Instituto das Artes e com a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores.
Faleceu a 8 de Fevereiro de 2015, no Porto, cidade que tomou como sua durante grande parte da sua vida. As Edições do Atelier de Composição lançam, nos Reencontros de Música Contemporânea 2017, um volume sobre a sua obra, na colecção de livros Compositores Portugueses Contemporâneos.

Scroll Up