Título Dans le Clair de Lune
Compositor Francisco de Lacerda
Categoria orquestra
Edição Arte no Tempo (Portugal)
Série Arte no Tempo / Orquestra XXI
Editores João Pais, Dinis Sousa
Edição musical João Pais
Design da capa David Pinho
1a Edição em Outubro de 2015
Ref. AnT AnT001/01
ISMN Partitura 979-0-9007520-0-0 | Partes cavas: 979-0-9007520-1-7
Nota: Edição feita a partir do manuscrito original que integra o espólio de Francisco de Lacerda pertencente ao Museu de Angra do Heroísmo, com o apoio da Direção-Geral das Artes.
Instrumentação
- 2 Flautas
- Oboé
- Corne Inglês
- 2 Clarinetes em Si bemol
- 2 Fagotes
- 4 Trompas em Fá
- 2 Trompetes em Fá (ou em Dó)
- 3 Trombones
- Tímpanos
- Percussão: glockenspiel, prato suspenso, triângulo, tambor de madeira, bombo
- Harpa
- Violinos I
- Violinos II
- Violas
- Violoncelos
- Contrabaixos
“Caso maior da cultura portuguesa, Francisco de Lacerda foi compositor, pianista, professor, chefe de orquestra, reputado investigador e colector das tradições musicais folclóricas açorianas, assim como de documentação para o estudo da música antiga portuguesa.
O seu catálogo, não sendo extenso, inclui um variado e respeitável corpus que abrange a música de cena, a música de bailado e um interessante conjunto de peças para piano e de câmara que se têm tornado referência na musicografia portuguesa.
Esta edição apresenta uma das suas obras sinfónicas – Dans le clair de lune, que claramente manifesta a exímia mestria que o compositor possuía na criação de requintadas atmosferas orquestrais. Dans le clair de lune ilustra, nuns fugazes cinco minutos de duração, um sofisticado e elegante chamamento da difusa luminosidade de uma noite de luar.”
Pedro Junqueira Maia
Esta partitura encontra-se gratuitamente disponível não só neste sítio electrónico como também no do Projecto de Biblioteca Internacional de Partituras Musicais (IMSLP).