Sexta-feira, 27 de Maio | 21h30
Teatro Aveirense \ Sala Principal
Berlim – século XXI
ars ad hoc
Ricardo Carvalho > pedal whammy e assistência ao piano
Horácio Ferreira > clarinete e assistência ao piano
João Casimiro Almeida > piano
Ana do Vale > violino
Ricardo Gaspar > viola
Gonçalo Lélis > violoncelo
Nádia Carvalho e Diana Ferreira > electrónica
Programa
Clara Iannotta (1983) | The people here go mad. They blame the wind [2014] ca 10’
para clarinete, violoncelo, piano e electrónica
Simon Steen-Andersen (1976) | Estudo para instrumento de cordas nº 2 [2009] ca 6’
viola e pedal whammy
Simon Steen-Andersen | Rerendered * [2004] ca 10’
para piano (1 pianista e 2 assistentes)
Joanna Bailie (1973) | Trains [2014] ca 10’
para violoncelo e electrónica
Joanna Bailie | From above and far away* [2020] ca 15’
para clarinete, violino, viola, violoncelo, piano e electrónica
* estreia nacional
O ars ad hoc marca presença na bienal Aveiro_Síntese 2022 com um programa preenchido por obras do século XXI, de três compositores que tem vindo a descobrir, todos eles residentes em Berlim. Da italiana Clara Iannotta, será interpretado um trio com sons electrónicos a que acrescem sons acústicos menos convencionais. Do dinamarquês Simon Steen-Andersen, o ars ad hoc interpretará pela primeira vez Rerendered, para um pianista e dois assistentes, além do Estudo para instrumento de cordas nº 2, desta vez em viola (e pedal whammy). Da britânica Joanna Bailie, o ars ad hoc fará a estreia nacional do quinteto From above and far away e Gonçalo Lélis interpretará Trains, cuja estreia nacional o ensemble mosaik trouxe ao Teatro Aveirense em 2019.