Carlos de Pontes Leça

Publicado em biografias - professores e conferencistas

CPL 1(1938 - 2016)

Programador musical e musicólogo, Carlos de Pontes Leça dedica particular atenção ao estudo e divulgação da ópera dos séculos XIX-XX, da estética da música contemporânea, e das relações entre música e cinema.

No Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian desempenhou, sucessivamente, as funções de Director-Adjunto e de Consultor, tendo tido especialmente a seu cargo a programação de música contemporânea. Foi também Director Artístico do Festival Música em Leiria e Director-Adjunto da revista Colóquio-Artes.

É autor de textos ensaísticos publicados pelo Teatro Nacional de São Carlos, revista Colóquio-Artes, Cinemateca Portuguesa, Fundação Juan March (Madrid), etc. Tem desenvolvido intensa actividade como conferencista e comentador de concertos em elevado número de instituições entre as quais  Fundação Gulbenkian, Culturgest, Centro Cultural de Belém, Casa da Música, Universidade de Aveiro e Festival de Música de Sintra. Colaborou com a RTP e a RDP-Antena 2 como apresentador de programas de ópera. Em 2006 e 2007, por ocasião do centenário de Fernando Lopes Graça, deu conferências sobre este compositor na Casa da Música e, em Paris, no Centre Culturel Calouste Gulbenkian e na Salle Gaveau.

Desde 2006 tem dirigido cursos no âmbito dos Programas Educativos da Fundação Gulbenkian. Quatro  destes cursos versaram sobre  os temas: “Música em Viena – Do Romantismo final ao Expressionismo”, “Século XX: o Século de todas as Músicas”, “A Música no Cinema” e “O Mito de Fausto na Música”.  Estes dois últimos foram repetidos, respectivamente, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes dos Espectáculo) do Porto. Apresentou comunicações nos Simpósios de Música e Cinema organizados pela Universidade de Salamanca em 2006, 2008 e 2010. Em 2012 dirigiu na Cinemateca Portuguesa um curso sobre o cinema musical de Vincente Minnelli.

Natural de Coimbra, Carlos de Pontes Leça fez estudos de  Piano e Composição no Conservatório daquela cidade e no Conservatório Nacional de Lisboa. É licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, e em Comunicação Social pela Universidade de Navarra (Espanha). Concluiu este último curso com uma dissertação sobre “Cinema e cultura cinematográfica em Portugal”.
                                                                                             

(última actualização: Junho de 2014)