Nuno Miguel Silva

Publicado em biografias - intérpretes

Nascido em Arrentela (Seixal), em 1971, iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade na Banda de Música da sua terra natal. Aos 14 anos ingressa no Conservatório Nacional de Música, na classe do professor Antóino Saiote, com quem estuda desde então.
Tocou primeiro clarinete em várias orquestras de jovens, entre as quais a Orquestra Sinfónica Juvenil, a Orquestra Portuguesa da Juventude, a Orquestra das Interregiões Internacional e três anos consecutivos com a Orquestra dos Jovens do Mediterrâneo, com a qual realizou tournées em França e Itália.
A sua participação em concursos valeu-lhe vários prémios, dos quais  se destacam o 1º Prémio JMP, em 1988 (como solista e em música de câmara), o 1º Prémio no Concurso Nacional de Clarinete de Setúbal, em 1989, o 1º Prémio no Concurso Prémio Jovens Músicos, em 1991 (como solista e em música de câmara), 1º Prémio do Concurso EDP / Nova Filarmonia Portuguesa, em 1993, semi-finalista no Concurso Internacional de Clarinete de Cracóvia e laureado no Concurso Internacional de Clarinete Aurelian Popa, na Roménia.
Frequentou master classes com os professores Guy Dangain, Philipp Cuper, Karl Leister, Hans Deinzer, Guy Deplus e Walter Boyekens.
Já actuou como solista com a Orquestra do Porto, Nova Filarmonia Portuguesa e a Orquestra Sinfónica de Constanza (Roménia). Em Agosto de 1993. foi convidado a representar a RDP num festival de música de câmara na Fundação Hindemith, na Suíça. Gravou com a Orquestra Nova Filarmonia Portuguesa o 2º Concerto de Weber para a editora Movieplay. Leccionou clarinete no Conservatório de Música de Coimbra (1991-94). Diplomou-se em Clarinete com o grau de Bacharel na Escola Superior de Música do Porto.
Actualmente é membro do Ensemble Português de Clarinetes.
Desde Setembro de 1994, é clarinetista da Orquestra Metropolitana de Lisboa e professor da Academia Nacional Superior de Orquestra, do Conservatório de Música de Lisboa e da Academia Metropolitana de Amadores de Música.

(última actualização: Dezembro 1997)