José Pereira de Sousa

Publicado em biografias - intérpretes

Concluiu o curso superior de violoncelo em 1986 no Conservatório de Música do Porto, com a classificação máxima.
Desde 1982, tem recebido vários prémios, nomeadamente o Prémio Gulbenkian, Prémio Guilhermina Suggia, entre outros.
Frequentou Master-Classes de violoncelo com os professores Charles Medlan, Luis Legia e Paul Tortelier, e de música de câmara com Albert Lysi e Maurice Raskin.
Como solista apresentou-se com as orquestras RDP (Porto e Lisboa), Camerata do Porto, Orquestra Clássica do Porto e Camerata de Manchester, sob a direcção dos Maestros Ivo Cruz, Augusto Pereira de Sousa, Erold Erdine, Omri Hadari, entre outros.
Foi violoncelista solista das orquestras Camerata do Porto, Regie Sinfonia, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Juvenil Grega, Orquestra do Festival de Les Arcs, Orquestra das Comunidades Europeias e Orquestra Mundial.
Vem desenvolvendo uma intensa actividade como solista em música de câmara, nomeadamente com o Quarteto Suggia e o agrupamento Solistas do Porto, do qual é Director Artístico.
Conta já com diversas gravações para a RDP, RTP e discográfica Numérica.
Teve o prazer de realizar algumas 1as audições de obras de autores portugueses, de que é exemplo a Sonatina de Claudio Carneyro (obra publicada recentemente com a sua revisão). Além de uma colaboração regular com as mais destacadas organizações de concertos nacionais, é também frequentemente convidado a actuar no estrangeiro, nomeadamente em França, Alemanha, Itália e Brasil.
Actualmente é o primeiro violoncelo da Orquestra Nacional do Porto, Director Artístico da Orquestra de Câmara Jean Piaget, e professor de violoncelo e música de câmara na Universidade de Aveiro.
Faz-se ouvir com o violoncelo “Cavalieri” que pertenceu a Guilhermina Suggia, gentilmente cedido por A. Capela.

(última actualização: Dezembro de 1998)