Joaquina Ly

Publicado em biografias - intérpretes

9.joaquina lyÉ licenciada em Canto pela Universidade de Aveiro onde estudou sob a orientação do professor António Salgado.
A sua actividade artística inclui projectos a solo assim como integrados em grupos de câmara.
Desde 1998, tem participado em diversos festivais de música, dos quais se destacam: 2º Festival de Música da Universidade de Aveiro, onde apresentou, com o pianista António Chagas Rosa, um recital com obras de A. Berg;  10º Festival de Música de Tomar, onde interpretou com o pianista Jorge Ly obras de Fauré, Poulenc, Chausson, Debussy e Satie;  2as Jornadas Nova Música, num recital com obras de A. Berg, Schoenberg, Eisler, Kurtág e António Chagas Rosa; 3as Jornadas Nova Música, onde estreou Trail, de Sara Carvalho, sob a direcção de Wolfgang Niessner; os 1os Encontros de Música em Barcelos, onde colaborou com The London Quartet e onde foram interpretadas obras de Handel e Vivaldi.
Em Abril de 1999, integrou o elenco da ópera El Retablo de Maese Pedro, de Manuel de Falla, no papel de Trujaman, uma produção do Ópera Estúdio da Universidade de Aveiro.
Ainda durante o ano de 1999, ao abrigo do projecto Erasmus, estudou no Department Muzieck en Dramatische Kunsten da Hoogeschool Gent (Bélgica), na classe de Canto da prof. Mireille Capelle.
Em Junho de 2000, apresentou a Tragédia Lírica de Francis Poulenc La Voix Humaine nas cidades de Coimbra, Aveiro, Tomar (integrado no 12º Fetival Internacional de Música), Santarém (integrado no 1º Festival de Música da cidade) e no Teatro-Cine da cidade da Covilhã (integrado no ciclo de concertos da EPABI).
Durante o ano de 2001/2002 apresentou, em diversas cidades portuguesas, a História de Marie Galante, com música de Kurt Weill e textos de Jaques Deval, numa encenação de José Geraldo.
Em 2002 participou com o guitarrista João Moita no Festival "Música do Milénio", onde interpretaram obras de Sor, Giuliani e Britten.
Lecciona Canto e Classes de Conjunto no Conservatório de Música de Coimbra, desde 1999.

(última actualização: 2002)