António Salgado

Publicado em biografias - intérpretes

AsalgadoAntónio Salgado, baixo-barítono, nasceu no Porto e terminou os seus estudos musicais no Conservatório Nacional de Lisboa, sob a orientação da Prof. Fernanda Correia, ao mesmo tempo que se licenciava em Filosofia na Faculdade de Letras de Universidade do Porto.
Depois de um ano de pós-graduação na interpretação e estilo da música vocal barroca, em Amsterdão, sob a orientação do Prof. Max von Egmond, recebeu uma bolsa de estudo do governo austríaco para prosseguir com a sua formação vocal, em Salzburg (Hochschule fur Musik und Darstellende Kunst), sob a orientação da Prof. Wilma Lipp e do Prof. Paul von Schilhawsky, onde realizou Mestrado em "Lied e Oratória", com dissertação na obra de Lied de Franz Schubert, intitulada "Da Mitologia". Como bolseiro da Secretaria de Estado da Cultura, frequentou ainda uma pós-graduação em performance cénica  no Estúdio de Ópera do Mozarteum, sob a orientação do Prof. Robert Pflanzl.
Os seus principais professores foram: Fernanda Correia, Max von Egmond, Wilma Lipp, Paul von Schilhawsky, Robert Pflanzl, Sena Jurinac, Sesto Bruscantini, Nicolaus Harnoncourt, C. Herzog, C.Prestel, W.Parker, Mário Mateus, Fernando Lopes Graça e Luis de Pablo.
É, desde 1993, Professor de Estudos Vocais - Canto - no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, onde fundou, em 1997, o Estúdio de Ópera da Universidade de Aveiro, com a encenação  da ópera The Medium , de G. Carlo Menotti. A 17 de Abril de 1999, estreou a segunda produção do Estúdio de Ópera: El Retablo de Maese Pedro, de Manuel de Falla.
A sua carreira como cantor desenvolve-se paralelamente nas áreas do Lied (actualmente em tournée internacional com o ciclo Winterreise  de F. Schubert), da Oratória e da Ópera, onde constam do seu currículo alguns dos papéis mais relevantes para baixo-barítono: Figaro em "Le Nozze di Figaro", de W.A.Mozart; Masetto e Leporello em "Don Giovanni", de Mozart; Don Alfonso em "Cosi fan tutte", de Mozart; Cassandro em "La Finta Semplice", de Mozart; Don Bártolo e Don Basílio, em "Barbeiro de Sevilha", de Rossini; Dulcamara em "L'Elisir d'amore", de Donizetti; Dottore em "Don Pasquale", de Donizetti; Schaunard em "La Boheme", de Puccini; Baculus em "Der Wildschutz", de Lortzing; Mr. Gobineau em "The Medium", de Menotti; Escamillo em "Carmen", de Bizet; Sharpless em "Madame Butterfly", de Puccini; Don Fernando em "Fidelio", de Beethoven; Prometheus em "Prometheus", de W. Niessner. Tem sido chamado a actuar nos seguintes países: Portugal, Espanha, França, Itália, Austria, Alemanha, Noruega, Inglaterra e Brasil. Do seu currículo constam aínda várias gravações em CD e várias publicações em revistas de pedagogia e educação musical e vocal. É regularmente chamado a leccionar cursos de canto nos seguintes países: Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, Brasil e Austria.
Actualmente, encontra-se em trabalhos de Doutoramento, na área de Performance Practice: Singing - Estudos Artísticos e Pedagógicos, na Universidade de Sheffield, sob a orientação de Dr. Jane W. Davidson.

(última actualização: Dezembro de 1999)