Ana Pires

Publicado em biografias - intérpretes

AnaPires

Ana Teresa Cancela Pires (Porto, 1973) conclui, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, o grau de Bacharelato na classe do professor Fausto Neves, onde posteriormente obteve o grau de Licenciatura em piano.
Paralelamente, trabalhou em Master-Classe com os professores Carlos Cebro, Pierre Réach, Pedro Burmester, Helena Sá e Costa, Miguel Henriques, Tania Achot, Charles Spencer.
Realizou concertos no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, participou nos festivais Jornadas Nova Música e Aveiro_Síntese (ambos realizados em Aveiro), Compositores Contemporâneos (Vila do Conde) e Música Viva (Porto).
No Auditório Helena Sá e Costa, estreou a nível nacional as obras Refrain e Mikrophonie de Stockhausen.
Participou no festival “Celebrando os grandes pianistas” de Aveiro, em 2004, interpretando, juntamente com a pianista Dianne Andersen e os percussionistas Manuel Campos e Ismael Silva, a Sonata para dois pianos e percussão, de Bela Bartok.
Leccionou a disciplina de piano na Academia de Música de Espinho e exerceu funções de Directora Pedagógica na Escola de Música Guilhermina Suggia, no Porto. De 2011 até ao presente, lecciona a disciplina de piano no Conservatório de Música do Porto.
Paralelamente, dedica-se ao estudo da História da Arte e frequenta a Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Neste contexto, participou recentemente nos Encontros de Outono em História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a comunicação Arquitetura e Música: convergências no século XX.

(última actualização: Junho de 2014)