Alain Sève

Publicado em biografias - intérpretes

aseveNasceu em 1952. Estudou clarinete com Henri Dionet em Versailles, e com Henri Druart e Ulysse Delécluse em Paris.
Paralelamente, prosseguiu os estudos superiores: em Humanísticas na Sorbonne; em Gramática Comparada na École Pratique des Hautes Etudes; em História da Arte na École du Louvre.
Em 1986 publica um estudo comparativo das técnicas de multifónicos em instrumentos de palheta batente simples, que se intitula “O Paradoxo do Clarinete”, objecto de uma comunicação nos Segundos Encontros Internacionais do Clarinete.
Participa em numerosos concertos estreando obras de J. Lenot, G. Dazzi, J. P. Oliveira, V. Melo, P. Sciortino, M. Laurette, M. Dortort, W. Sydeman, entre outros, tanto como solista como em conjunto, em França e no estrangeiro.
Em 1996 publicou um disco dedicado ao jazz contemporâneo “Bleu Paris”, com o pianista Yves Rodde-Migal.
Frequentemente dirige Master Classes e estágios dedicados à música contemporânea. Actualmente lecciona no Conservatório de Prés Saint Gervais na região de Paris.
Compôs cerca de quarenta obras para diferentes ocasiões como: Concurso Internacional de Acordeão de Paris (1991); “Diffractions” para orquestra sinfónica (1994), ou para os solistas: Sabine Toutain, viola solo da Orquestra Nacional de França (1981), ou Max Bonnay, acordeonista (1990)

(última actualização: Dezembro de 1998)