Artur Pinho

Publicado em biografias - intérpretes

Nascido a 4 de Maio de 1967 em Ossela, iniciou os seus estudos musicais no conservatório de música de Aveiro, onde concluiu o curso de Formação Musical em 1992.
Frequentou pela primeira vez, em 1989, o Curso de Direcção Coral em Sines, com os Professores Anton de Beer e Edgar Saramago, continuando, desde essa altura, a trabalhar assiduamente com este último. Frequentou vários cursos, tanto em Portugal como em Espanha, tendo trabalhado ainda com os Professores J. Roos, Vianey da Cruz, Peppe Prates e José Luís Borges Coelho.
Em 1993, em regime de curso livre, estuda Direcção de Orquestra na Escola Metropolitana de Lisboa. Ainda no decorrer do mesmo ano organiza e dirige Magnificat, de J.S.Bach, com o coro do Conservatório de Música de Aveiro e a Orquestra de Jovens das Escolas de Música do País.
Em 1994 foi um dos responsáveis pela reactivação do Orfeão Universitário de Aveiro, desempenhando as funções de Director Artístico desde então.
Formou e dirige desde 1997 a Orquestra Experientia e, com a mesma, o coro misto da Universidade de Trás -os-Montes e Alto - Douro e o Orfeão Universitário de Aveiro. Apresentou, em 1998, a peça para dois coros, solistas e orquestra, Magnificat de A. Vivaldi.
Paralelamente, dedica-se à direcção de vários coros no Distrito de Aveiro e do Orfeon Académico de Coimbra, sendo ainda coordenador do curso de Formação Musical e Canto, integrado no projecto ACD's (Actividades Culturais e Desportivas), dirigido a alunos  do primeiro ano da Universidade de Aveiro.

(última actualização: Dezembro de 2001)