Witold Lutoslawski

Publicado em biografias - compositores

Witold Lutoslawski, nascido em Varsóvia, mostra um interesse particular pela composição desde a infância. Estuda no Conservatório de Varsóvia com um antigo aluno de Rimski-Korsakov. De 1941 a 1947 trabalha a sua Primeira Sinfonia estreada em 1948, mas ele é acusado de “formalista” e a sua obra é interdita por Staline.
Continua, no entanto, a procurar os seus próprios meios de expressão e progressivamente desenvolve uma técnica aleatória altamente individual, onde os executantes têm um certo grau de liberdade na utilização de dados musicais essencialmente controlados. A descontracção das relações internacionais entre o Este e o Oeste, catapultaram as suas obras para o primeiro plano da cena musical, trazendo-lhe numerosas encomendas. Ele compõe obras de grande importância para artistas tais como Rostropovitch, Fisher-Dieskau, Heinz Holliger ou Anne-Sophie Mutter.
A sua Quarta Sinfonia, encomendada pela Los Angeles Philharmonic Orchestra é estreada em Fevereiro de 1993 sob a direcção do compositor, e reflecte a preocupação de Lutoslawski pela melodia “expansiva”.
Foi alvo de numerosos prémios, entre os quais o Primeiro Prémio Grawemeyer, a Medalha de Ouro da Royal Philharmonic Society, o Prémio Ferrar Salat da Rainha de Espanha, e em 1993 o Polar Music Prize tal como o Prémio Inarmori da Fundação Kyoto. Morre a 7 de Fevereiro de 1994, em Varsóvia.

(Dezembro 2000)