Luigi Dallapiccola

Publicado em biografias - compositores

Luigi Dallapiccola2Nasceu em Pisino d’Instra, em 1904, vindo a falecer em 1975 na cidade de Florença. Com apenas oito anos iniciara os estudos de piano e tentava já compor as suas próprias obras. Na cidade de Graz teve os primeiros contactos com as óperas de Mozart e Wagner cuja descoberta lhe causou a maior impressão, decidindo-se definitivamente pela carreira de compositor. Alguns anos mais tarde o mesmo se passou com a música de Debussy, ficando três anos sem compôr qualquer obra, absorvendo o impacto de Pelléas e Iberia. Tendo terminado a formação geral, mudou-se para Florença onde estudou piano e composição com Roberto Casiraghi e Vito Frazzi, no conservatório da mesma cidade.
Em meados da década de 30 era já um compositor conhecido muito graças à divulgação de seu amigo A. Casella. Dessa altura data o seu encontro com Berg, cuja música, juntamente com a de Webern e Busoni, seria da maior importância. A sua música revela um uso de vários elementos como o diatonismo, o cromatismo, e o serialismo, de modo ainda não sistemático. A partir de 1940 emprega métodos seriais que contêm na própria estrutura da série segmentos diatónicos ou pentatónicos. Cerca de 1950, o estilo de Dallapiccola atinge a sua estabilidade, absorvendo a linguagem de Webern de forma muito pessoal e sensível.
O nome de Dallapiccola ficará marcado como um dos pioneiros da música dodecafónica em Itália, tendo desenvolvido, também, uma activa carreira como pianista e professor.


(Dezembro de 1997)