José Luis Campana

Publicado em biografias - compositores

JLCampanaJosé Luis Campana, compositor franco-argentino nascido em 1949 em Buenos Aires, surge na paisagem musical contemporânea como um dos mais sólidos representantes da sua geração.
O seu período de estudante dividiu-se entre a música e a psicologia. Depois de uma formação musical geral, estudou composição entre 1968 e 1975, sob a direcção de Jacobo Fichter, e obteve em 1974 o Mestrado em Psicologia na Universidade de Buenos Aires.
Portador de uma bolsa de estudos do governo francês, fixa-se definitivamente em França em 1979 e completa a sua formação de compositor com Betsy Jolas, Guy Rebel e Ivo Malec. A sua carreira é marcada por recompensas internacionais, as suas obras são regularmente executadas em concerto e difundidas pelas rádios de vários países, sendo solicitado pelos mais prestigiosos festivais de música contemporânea (Donaueschingen, Darmstadt, Bremen, Frankfurt, Nuova Consonanza di Roma, Royal Festival Hall de Londres, Metz, Colónia...).
A partir de 1989 ele ensina análise musical no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris. Em Abril de 1990 recebe o prémio Georges Enesco, atribuído pela SACEM (Société des Auteurs, Compositeurs et Editeurs de Musique de France) pelo conjunto da sua obra.
A sua produção abrange a música de câmara (Vox Faucibus Haesit, Quarteto de Cordas n°2, My, Nexus, Feed-Back, Lust-ich 2, Involtura sonora...), orquestra (Abfuhr, Splitting, Circoli Viziosi, Trieb 2...), música mista (Timing, Imago...) e a fita magnética solo (Ely). As suas obras são publicadas em Paris, nas Edições Gérard Billaudot e Henry Lemoine.

(última actualização: Dezembro de 1999)