John Chowning

Publicado em biografias - compositores

6.ChowningJohn Chowning (Salem - New Jersey, 1934), simultaneamente investigador e compositor, estudou composição em Paris com Nadia Boulanger, doutorando-se mais tarde em composição na Universidade de Stanford, onde estudou com Leland Smith. Com a colaboração de Max Mathews e David Poole, desenvolveu em 1964 um programa informático para geração de sons electrónicos utilizando o computador do laboratório de inteligência artificial de Stanford, e que foi a primeira implementação jamais realizada de um sistema informático-musical.
Em 1967, John Chowning descobre a síntese sonora por Modulação de Frequência, método que viria a popularizar-se mundialmente com a sua aplicação no sintetizador FM DX7 da Yamaha.
John Chowning recebeu diversas encomendas e bolsas de inúmeras instituições americanas e europeias, tendo desenvolvido o seu trabalho nos mais importantes centros de música electrónica.
Ensinou composição e síntese electrónica na Universidade de Stanford e foi fundador do CCRMA (Center for Computer Research in Music and Acoustics). Em 1992, John Chowning recebeu a Osgood Hooker Professorship para Belas Artes, na Universidade de Standford e, em 2002, um Doutoramento Honoris Causa pela Universitée de la Méditerranée.

(última actualização: 2007)