João Pedro Oliveira

Publicado em biografias - compositores

JoaoPedroOliveiraIniciou os seus estudos de música como aluno do Centro de Estudos Gregorianos, tendo continuado o seu trabalho no Instituto Gregoriano de Lisboa. A partir de 1978 começou a dedicar-se à composição e, de 1985 a 1990, esteve nos Estados Unidos com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e da Comissão Cultural Luso-Americana, tendo estudado no Brooklin College e na Universidade de New York em Stony Brook, onde concluiu um Mestrado e um Doutoramento em Música.
Várias das suas obras têm recebido prémios nacionais e internacionais. Entre estes, salienta-se o 1º Prémio no Concurso Joly Braga Santos nos anos de 1992, 1994 e 1995, o 1º Prémio no Concurso Internacional de Composição das 2ªs Jornadas de Arte Contemporânea, o 1º Prémio no Concurso Nacional de Compositores de Música de Órgão, o 1º Prémio do Concurso Internacional Alea III e o 1º Prémio no Concurso Lopes-Graça. A maioria das suas obras foram encomendadas por instituições nacionais e estrangeiras. Em 1993 as suas principais composições de música electrónica foram gravadas em CD e, desde então, várias das suas partituras têm sido editadas, e gravadas em disco.
Para além da sua actividade como compositor, tem desenvolvido carreira como organista, tendo já dado concertos na Europa, nos E.U.A., na China e no Japão. Já gravou dois CDs com obras para trompete e órgão.
É Professor Associado no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, onde ensina Composição e Música Electrónica.

(última actualização: Dezembro de 2000)