Robin Hofmann

Publicado em biografias - compositores

robin hoffmannNasceu a 06 de Março de 1970 em Gadderbaum (hoje Bielefeld). Entre 1991 e 1999 estudou Guitarra Clássica em Frankfurt, tendo paralelamente recebido formação pedagógica no Conservatório Dr. Hoch (91-95) e formação artística  na Escola Superior de Música de Frankfurt, estudando também composição com Claus Kühnl. Desde 1999 estuda Composição na Folkwang Hochschule Essen com o Prof. Nicolaus A. Huber.
Durante os estudos liceais pertenceu a diversas bandas Rock e Pop, onde desenvolve uma participação activa no âmbito da improvisação experimental, colectiva e também como "gerador de sons" Body Percussion (entre outros, em trabalho conjunto com poetas do som). Neste contexto, um projecto importante foi o da composição da música para uma coreografia de Thomas McManus e Nik Haffner (Ballet de Frankfurt) em conjunto com  Daniel Göritz (estreia em 1999 no festival KLAPSTUCK, Leuven/Bélgica).
Como guitarrista - tendo como ponto principal a Nova Música -, actuou a solo e em música de câmara em várias estreias e apresentações da Classe de Composição de Hans Zender, em projectos sob a direcção de Bernhard Kontarsky, tendo também actuado no Teatro de Darmstdt, Ópera de Frankfurt e Teatro Gießen (Parzival - projecto com a Classe de Composição de Adriana Hölsky, Bienal de Munique 1999). Gravou um CD com música de Helmut Lachenmann - Salut für Caudwell  (CADENZA 800 875).
As suas obras foram apresentadas na Alemanha, Espanha, França, Bélgica, Itália e Austrália. Foi bolseiro da Fundação Mozart em Frankfurt (97-99). A sua obra „Arnold S.“ foi seleccionada pela Sociedade para a Nova Música e apresentada pelo Ensemble Modern. Em 2000 foi bolseiro do Curso Internacional de Verão de Darmstadt.

(última actualização: Dezembro de 2001)