João Pais

Publicado em biografias - compositores

PaisBP011-bewerbunglowJoão Pais (Lisboa, 1976) começou os seus estudos musicais nas classes de piano e violino. Iniciou os seus estudos de composição com Evgueni Zoudilkine, continuando-os com Christopher Bochmann e António Pinho Vargas na ESML e Jeremy Dale Roberts no Royal College of Music (Londres). Entre 2002 e 2005 estudou na Escola Superior de Música de Friburgo com Mathias Spahlinger, Mesias Maiguashca e Orm Finnendahl, como bolseiro da FCT. Entre 2003 e 2004 foi tutor do estúdio de música electrónica da mesma escola.
Participou em seminários de composição com Emmanuel Nunes e Salvatore Sciarrino, entre outros (Paris, Darmstadt, Szombathély) e de direcção coral. Estudou direcção coral com José Robert.
Juntamente com os seus colegas Diana Ferreira e Luís Antunes Pena fundou e dirigiu entre 1997 e 2001 o festival Jornadas Nova Música em Aveiro.
Com Alberto C. Bernal e Johannes Kreidler desenvolve o projecto Endphase, focando os temas da improvisação e música conceptual com meios electrónicos. A sua música foi tocada na Europa e Ásia.
Presentemente vive e trabalha em Berlim.

(última actualização: Dezembro de 2007)