Compositores na 1ª pessoa (II)

Publicado em Omnia Mutantur

CompositoresCARTAZ web

série II | 2o ciclo | Outubro/Novembro de 2014

 
Museu Arte Nova
5as feiras | 21h30

23 Outubro | Isabel Soveral


Conduzida por Diana Ferreira, a compositora Isabel Soveral abordará alguns aspectos característicos de três dos seus ciclos criativos.
Apresentando as duas obras que daí a instantes serão interpretadas por Filipe Quaresma e Gilberto Bernardes (Duplo Retrato)- Anamorphoses IV e Anamorphoses VI- é pelo ciclo 'Morfoses' que se iniciará este breve percurso, seguindo-se uma passagem pelo ciclo 'Le Navigateur du soleil incandescent' (cuja primeira parte tem uma relação directa com o ciclo 'Morfoses'), terminando com uma breve visita ao ciclo 'Shakespeare'.

30 Outubro | Cândido Lima


Nesta sessão, o compositor Cândido Lima guiar-nos-á pelo seu universo sonoro, oferecendo-nos uma panorâmica centrada em algumas das suas obras mais recentes.

1. OCEANOS (1978) [26' - fragmentos]
Estúdios da Universidade de Vincennes (SEV), electrónica e electroacústica, CEMAMU-UPIC.A/CNET, informática e sons por computador-RDP/Norte/Porto, montagem e fases intermédias de colagem e mistura
- Cândido Lima, ora a solo, ora com o apoios de técnicos de diversa natureza, sobretudo nos Estúdios da Rádio, estúdios vocacionados para a produção de informação

2. HÉAMAÓAMAÉH-sulcos.silêncios (2006/2007) [15’]
- Remix Ensemble Casa da Música, Diego Masson | Sala Suggia - Casa da Música

3. CANTOS DAS FRAGAS-BANDOLINS, VIOLAS E VIOLÕES (2013)  [9’]
Violino, viola, guitarra e piano
- Performa Ensemble - Aveiro

4. NI(Y)NI(Y)ANNA-ECOS CIBERNÉTICOS (2012) [12’]
Violino(s) e electrónica (dois momentos de vibrafone)
- Suzanna Lidegran (Manuel Campos)

5. MÚSICAS DE VILLAIANA-COROS OCEÂNICOS (em 5 partes) (2008-2009) [~58’] [momentos das 5 partes (audio e/ou video)]
Espectáculo audiovisual e multimedia - orquestra, coro, electrónica, projecção de imagens, narrador, rapper, público (telemóveis e afins)
- coro e orquestra da Academia de Música e Escola Profissional de Viana do Castelo, direcção de Javier Viceiro; assistência técnica de Ângela Lopes e da equipa técnica do Teatro Municipal Sá de Miranda

06 Novembro | Dimitris Andrikopoulos


O compositor grego Dimitris Andrikopoulos ensina em Portugal, na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (Porto). No seu percurso tem colaborado com alguns eventos e agrupamentos prestigiados a nível europeu. Em Aveiro, o compositor partilhará algumas das suas obras mais recentes, oferecendo uma perspectiva actual do seu trabalho criativo.

13 Novembro | Carlos Caires


Uma das vozes mais poéticas e imaginativas da sua geração, Carlos Caires é Doutorado pela Universidade de Paris VIII e diplomado pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde foi responsável pelo Departamento de Composição e, actualmente, ensina a mesma disciplina. A sua música tem sido tocada em diversos festivais europeus e asiáticos.
Caires virá a Aveiro partilhar pela primeira vez algum do seu trabalho composto para instrumentos e electrónica em tempo real.

20 Novembro | Virgílio Melo

Nesta sessão, o compositor Virgílio Melo apresentará quatro obras suas, compostas para diferentes formações.

  • A tre, para 3 clarinetes
  • Embalos, para orquestra
  • Circuitus, para 2 flautas e elctrónica
  • Tratto tratto, para saxofone barítono*

*com a participação especial de Henrique Portovedo

 

Apoios

                        brasao cma                                       logo-MANA 02              

 

DeCA-UA

 

              alboi                             logo DiariodeAveiro